Android

25 jul, 2018

Atualizando seus jogos para o Android moderno

Publicidade

Artigo de Tom Greenaway, publicado originalmente pelo Android Developers Blog. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização.

***

No ano passado, anunciamos que, a partir de agosto de 2018, a Google Play exigirá que todos os novos aplicativos e jogos segmentem um nível recente da API do Android – definido como nível 26 da API (Android 8.0 Oreo) ou superior. Além disso, esse requisito será estendido para atualizações de apps e jogos existentes a partir de novembro de 2018.

Cada nova versão do Android apresenta alterações que trazem melhorias significativas de segurança e desempenho – e aprimoram a experiência do usuário no Android em geral. A atualização dos seus jogos para atingir o nível mais recente da API garante que seus usuários possam se beneficiar dessas melhorias, permitindo que seus jogos sejam executados em versões mais antigas do Android.

Próximos passos simples

  • Instale o Android 8.0 Oreo SDK (API nível 26) através do Android Studio navegando para (Tools > Android > SDK Manager > Android SDK > SDK Platforms).
  • Atualize seu jogo para segmentar o nível 26 da API e veja se seu jogo tem alguma incompatibilidade ou problema o mais rápido possível. Atualize todas as dependências externas, conforme necessário. Saiba mais sobre as alterações incrementais entre as versões do Android aqui.
  • Se você estiver usando uma rede de publicidade, SDK ou plugin incompatível com o nível 26 da API, fale com seus contatos e descubra a linha do tempo deles para suportar o nível de API de segmentação 26. Quanto mais cedo eles perceberem essas alterações, melhor.
  • Se você criar seu jogo com o Unity, o suporte para a API de segmentação 26 será incorporado ao Unity 5.6.6 e posterior. Basta garantir que o nível de API de destino mais recente esteja selecionado nas configurações de criação do Android para Unity (Build Settings > Android > Player Settings). Para versões do Unity 5.6.5 e anteriores, consulte esta documentação que inclui uma solução para versões anteriores a 4.3.
  • Para jogos criados com Unreal, verifique se as configurações da plataforma Android têm o “Target SDK Version” definido como 26.
  • Se você usar Cocos2D-X, verifique o nível da API de destino no arquivo gradle.properties que é gerado.

Mudanças significativas para estar ciente

  • Desde a API 23, exigimos que as permissões sejam solicitadas em tempo de execução, o que ajuda a agilizar o processo de instalação do aplicativo.
  • Desde a API 24, os aplicativos não podem mais se vincular dinamicamente a bibliotecas não-NDK. Se o seu aplicativo (incluindo bibliotecas estáticas de terceiros) contiver código nativo, você deverá usar APIs NDK públicas.
  • Se o seu jogo usa push notifications do Android, o SDK do Google Play Services no seu jogo precisará ser atualizado para a versão 10.2.1 ou superior para que seu jogo ofereça suporte para o nível 26 da API.
  • Se o seu jogo usa blobs binários opacos (OBB), então seu jogo deve verificar se ele pode acessar o diretório antes de tentar acessar os arquivos OBB. Recomendamos solicitar explicitamente permissão para acesso usando a API de permissões de tempo de execução e, em geral, manipular os casos em que a permissão não é concedida. Além disso, adicione uma entrada no manifesto para o acesso ao armazenamento externo:
<uses-permission android:name="android.permission.READ_EXTERNAL_STORAGE" />

Avançando

Lembre-se de que atualizar o nível da API de destino é apenas a primeira etapa – certifique-se de que seu jogo seja compatível com as mudanças de comportamento entre o nível da API atual e o nível da API 26. Confira orientações adicionais sobre as alterações nas versões anteriores do Android para ajudar no seu processo de migração. Essas mudanças de políticas são importantes para avançar o ecossistema Android e mantê-lo saudável para nossos usuários – e para os seus.

***

Este artigo é do Android Developers Blog. Ele foi escrito por Tom Greenaway. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização. Você pode acessar o original em: https://android-developers.googleblog.com/2018/07/updating-your-games-for-modern-android.html