Semana passada aconteceu o Android Dev Conference, um evento realizado pelo iMasters, que concentrou mais de 1.200 desenvolvedores de alto nível em São Paulo.
Se você não pôde ir, não se preocupe, vamos trazer a cobertura das trilhas para vocês. Este artigo é referente a algumas talks da trilha Moonshot.
Android Things, Machine Learning e Máquinas de Doces
Para começar bem o dia, Álvaro Viebrantz, community manager do GDG Cuiabá e do DevMT, mostrou como unir 2 tecnologias (Android Things e Machine Learning) para criar uma máquina de doces inteligente,
Ele mostrou um overview sobre Android Things, mostrando como poderiam ser utilizados, a utilização de leds e outros elementos junto com hardware e depois sobre Machine Learning, inclusive mostrando o funcionamento do serviço Google Vision API, pontuando os modelos que poderiam ser usados para alimentar a inteligência da máquina de doces.
Alguns exemplos de projetos de máquinas de doces foram apresentados para ilustrar a criação e os modelos utilizados no projeto.
InstantApps: O que é e por que você deveria pensar em usar
Vinícius e Tomáz, ambos da HP, falaram sobre a experiência que estão tendo com o uso de InstantApps. Iniciando com as primeiras impressões sobre a tecnologia: como começou, como funciona e as restrições.
Depois, algumas empresas que utilizam a tecnologia foram levantadas. Os motivos pelo qual utilizar, como o número significativo de devices que suportam a tecnologia.
Apresentaram também todo o fluxo de construção de um InstantApp. Desde a criação do design as configurações básicas, como implementar, testar e fazer com que o usuário tenha uma experiência fácil de instalação.
Preparando-se para o Android O
Anderson Silva desenvolveu uma palestra em volta da nova versão do sistema operacional Android, a versão Oreo. Ele iniciou a palestra falando das questões de compatibilidade da nova versão e as mudanças de comportamento. Principalmente quando falamos de privacidade e segurança.
Anderson mostrou também o que foi revisto na versão de SDK e também as mudanças que afetarão todo tipo de aplicativo. Como um ANDROID_ID por aplicativo e por usuário e o net.hostname que não é mais suportado.
Foi falado sobre o problema das notificações, os canais de notificações e alternativas. Bem como uma série de actions que foram removidas para a próxima versão. E como bônus foi apresentado as novas funcionalidades que poder sem utilizadas no Oreo.
Coordinators pattern para Android: como isolar completamente as camadas de navegação e apresentação do seu app
Matheus Cassiano mostrou nessa palestra os padrões de navegação para aplicações Android com o foco nos padrões para Coordinators.
Kotlin: 9 meses depois
André Luiz e Fred da ArcTouch fizeram um apanhado de tudo que os desenvolvedores Android estão percebendo com os 9 primeiros meses desde que a Google apresentou o Kotlin como a nova linguagem padrão de desenvolvimento para Android.
Mostrando o que é a linguagem e como foi criada. Depois foram levantados os seus pontos fortes, como: synthetics properties, lambdas, collections, extension functions, entre outros. Em contrapartida também foram mostradas as dores, como a dificuldade de aprendizado. Além de dicas para quem está utilizando a linguagem.
Explorando GraphQL no Android com Apollo
Ubiratan Soares, deu uma aula de GraphQL. Acabou com o mito que o GraphQL é um NoSQL e mostrou as grandes diferenças entre essa tecnologia e o REST, que é uma tecnologia muito utilizada quando falamos sobre APIs.
Alguns pontos de arquitetura foram levantados, como desenhar os dados dentro do fluxo do GraphQL, como funcionam as queries e as subqueries, bem como os verbos https que devem ser utilizados nos resources do GraphQL.
Para finalizar ele mostrou como utilizar o Apollo para explorar ainda mais o universo GraphQL. Mostrando como consumir uma aplicação utilizando as consultas em GraphQL.
Usando o Firebase como LiveOps para seu game
Vitor Bruno do SIDI (Samsung) apresentou um tema muito interessante para os produtores de games de plantão, o conceito de Live Game Operations. Mostrando a importância desse conceito para a retenção de usuários em jogos.
Ele fez uma pequena apresentação sobre o Firebase e as tecnologias que o LiveOps utiliza. Depois foi apresentado como o conceito é utilizado em jogos do momento por exemplo: update forçado, caixa de notícias, sincronização de relógios, eventos e promoções, mostrando como implementar essas operações como Clash Royale, Pokémon GO, e Candy Crush.
As novidades apresentadas na trilha foram muito interessantes para os desenvolvedores Android e de outras linguagens. Esperamos você ano que vem no Android Dev Conference!