Atualmente, todos nós consumimos um grande volume de informações diariamente através da Internet. Aliás, o simples fato de você estar lendo este artigo mostra que o seu foco neste exato momento é a informação disponível na Internet. Precisamos de conteúdo para tudo. Até para nos divertir, buscamos informações. A propósito, o que você pretende fazer nas suas próximas férias? Já pesquisou sobre o destino?
Neste mundo cheio de informações, não é à toa que os profissionais de comunicação estejam “brigando” cada vez mais para que o conteúdo deles seja encontrado e lido por nós, consumidores de informação.
Observando as atualizações no algoritmo do Google, como o Google Panda e Author rank, podemos concluir que, para entregar o que os usuários tanto procuram, os mecanismos de busca priorizam cada vez mais um bom conteúdo para posicionar um site. E, para entender o conteúdo de uma página (site), os mecanismos de busca utilizam a inteligência artificial.
Passando essa inteligência artificial para o mundo off-line, pense que você está procurando uma loja de informática. Para indentificar a loja, não é nessário entrar nela, porque, quando você encontrar uma vitrine que possui teclado, mouse, notebooks, etc., já é possível concluir que se trata de uma loja de informática. Pensando nisso, é possível desenvolver técnicas para utilização de palavras-chave no conteúdo de uma página, de modo que o mecanismo de busca, por meio de sua inteligência artificial, consiga entendê-lo (Russell e Norvig, 2004).
Palavras-chave: uma abordagem em níveis
Para utilizar a inteligência artificial dos mecanismos de busca a seu favor, primeiramente precisamos entender quais e o que são os níveis de palavra-chave.
- Primeiro nível: palavra-chave principal (foco do conteúdo)
- Segundo nível: palavras relacionadas à palavra-chave principal;
- Terceiro nível: palavras relacionadas à palavra-chave de segundo nível.
Após determinar qual é a palavra-chave de primeiro nível de uma landing page, pesquise todas as palavras relacionadas a ela.
Como exemplo, vamos usar a home de um site de concessionária, com vários modelos de carro. Nesse caso, a palavra-chave principal será carro.
Esse grupo de palavras pode ser chamado de “conjunto de palavras”, “saco de palavras” ou “grupo de palavras”. Aqui, será utilizado o termo “saco de palavras”.
No caso da home de concessionária, além de saber quais palavras estão relacionadas à carro, precisamos entender quais são as relacionadas à compra de carros.
Capacete é algo relacionado a moto, ou seja, faz parte desse universo. Então, embora moto seja um veículo como carro, a palavra “capacete” só deverá aparecer relacionada a carro se o conteúdo for sobre carros de corrida.
Dicas para encontrar as palavras:
- Faça entrevistas com especialistas sobre determinado assunto ou produto/serviço;
- Entreviste pessoas que conheçam um pouco do assunto ou produto/serviço.
- Pergunte para os dois grupos de entrevistados o que é importante na escolha de determinado produto/serviço;
- Faça brainstorms;
- Pesquise todo o “universo” do assunto em questão.
Tabela do saco de palavras
Para a organização das palavras, monte uma tabela com a landing page, a palavra-chave principal e as palavras-chave secundárias.
Para organizar melhor suas palavras-chave, divida-as em categorias. No exemplo acima, há três categorias:
- Atributos intangíveis (conforto, segurança e design);
- Peças do carro (motor, direção, bancos e câmbio);
- Necessidades (emplacamento e documentação).
Como utilizar o saco de palavras
Produza conteúdo com as palavras do saco em tudo que envolve texto, tag title, meta description e conteúdo da página. Veja abaixo uma meta description (descrição) otimizada com o saco de palavras e uma descrição spam:
- Meta description spam:
Aqui na X Veículos, você encontra carros usados, carros novos, carros seminovos. Temos todas as marcas de carros.
- Meta description utilizando palavras que se relacionam com o tema principal – maior usabilidade e informação:
Aqui na X Veículos, você encontra diversos modelos de carros novos e seminovos, com motor flex e direção hidráulica, em até 42x s/ juros. O emplacamento é grátis.
Dica:
Pequenos trechos de texto com as palavras-chave, os chamados “textos de apoio”, podem ser inseridos em páginas de e-commerce e são muito importantes para que os mecanismos de busca identifiquem o conteúdo da página, já que geralmente as páginas de categoria de e-commerce possuem pouco conteúdo de texto.
Espero ter ajudado você!
Referências:
- FORMAGGIO, Erick. SEO – Otimização de sites: aplicando técnicas de otimização de sites com uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Brasport, 2010.
- RUSSELL, Stuart J.; NORVIG, Peter. Inteligência artificial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.