Olá amigos. Neste artigo vou falar sobre como produzir um portfólio de palavras-chave para um projeto de SEO e dar algumas dicas de ferramentas para pesquisa de posicionamento e volume de busca para palavras-chave.
No início de um projeto de SEO, onde técnicas de otimização de sites são utilizadas para melhorar o posicionamento de um site, é preciso entender o negócio tratado pelo website e assim organizar um portfólio de palavras-chave, que irá concentrar palavras genéricas e segmentadas.
A palavra-chave é o atributo primário do processo de busca, que envolve: escolha da palavra-chave e clique no anúncio que mais se aproxima daquilo que o usuário está procurando. O primeiro passo, então, é analisar o negócio e não o site, e entender quais palavras-chave passam pela cabeça de um cliente quando este pensa em determinado tipo de negócio. Empresas de alguns segmentos têm palavras-chave muito específicas, enquanto para outros negócios a palavra-chave mais importante é genérica.
Organizando um Portfólio de Palavras-Chave
No livro “Search Marketing Strategies”, o autor James Colborn (2006) propõe um portfólio de palavras-chave que compõe:
- Branded, a marca propriamente dita;
- Generics, palavras-chave genéricas para determinado negócio; e
- Specific, palavras-chave específicas para uma determinada linha de produtos.
O exemplo a seguir ilustra um portfólio para uma loja de instrumentos musicais, a “X Instrumentos LTDA”:
Perceba que neste ensaio não é utilizada somente a marca da loja, mas também os instrumentos musicais.
A idéia de trabalhar com um portfólio de palavras-chave para um projeto de SEO tem como objetivo: trabalhar primeiramente no site as palavras-chave segmentadas que possibilitam maiores chances de posicionamento e medir mensalmente como o website se posiciona pelas palavras-chave específicas, genéricas e segmentadas. A evolução do site em posicionamento por estes termos irá indicar o sucesso da otimização.
Entenda a força de cada palavra-chave
Depois de definidas as palavras-chave, verifique o posicionamento do seu site por cada uma dessas palavras. Obter dados sobre o atual posicionamento do site irá permitir uma comparação de antes e depois. Para isso, use a ferramenta Rank Checker (www.seomoz.org/rank-checker) do SEOMoz.
Há meios para saber o volume de busca para cada uma das palavras-chave. Esse volume mostra uma tendência de busca mensal ou anual dependendo da ferramenta, nesse caso é possível usar o Google Insights for Search (http://google.com/insights/search/) ou o Keyword Tool do Google Adwords (https://adwords.google.com.br/select/KeywordToolExternal).
Ponha esses dados lado a lado em uma planilha, compare-os entre si e tome as decisões levando em conta as variáveis: volume de posicionamento e importância da palavra para o seu negócio. O objetivo de colocar esses dados lado a lado é de poder visualizá-los, compará-los e tomar a decisão de forma adequada.
Na semana que vem, vou falar sobre otimização de sites em CMS, dar algumas dicas e mostrar alguns exemplos de posicionamento para palavras-chave específicas e genéricas em um site.