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7 out, 2011

Seis erros de busca de palavras-chave que você pode estar cometendo

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A pesquisa por palavras-chave muitas vezes é um
aspecto subestimado do SEO. Eu acredito que ela seja essencial para
o sucesso de qualquer campanha de SEO.

Aqui estão alguns dos erros mais
comuns que vejo as pessoas cometerem com suas pesquisas por palavras-chave:

#1 – Você não está sendo realista

“É
melhor ter um pedaço maior de algumas tortas menores do que não ter nem um
pedacinho de uma torta muito maior.”

A pesquisa por palavras-chave
parece ser uma tarefa bastante simples. Você inicia sua pesquisa com uma ferramenta à sua escolha e encontra as palavras-chave que se remetem à sua indústria com
os volumes de busca mais altos. Infelizmente, essa não é a maneira certa de
fazer isso se você quiser ver resultados reais.

Para muitos negócios,
palavras-chave altamente competitivas estão simplesmente fora de alcance – pelo
menos a curto e médio prazo. Parte de uma boa pesquisa de palavras-chave diz
respeito a ser realista e a selecionar as palavras-chave apropriadas para que
seu target leve em consideração a idade do site, sua atual autoridade e qualquer otimização futura.

Utilizar palavras-chave com apenas uma
palavra não é realista, e também não é lucrativo – uma
pessoa procurando por ‘Toshiba l670 laptop’ provavelmente irá muito além
no seu processo de compra do que alguém que procura por ‘laptops’ – imagine qual
deles já terá em mãos seu cartão de crédito para fazer a compra?

Não há nada de errado com o target
de palavras genéricas, estou somente dizendo que se sua campanha tem um
orçamento limitado e você precisa de resultados a curto e médio prazo, então utilizar palavras-chave menos competitivas e com menos tráfego é uma maneira
muito melhor de utilizar os seus recursos.

Menor tráfego, mas palavras-chave
menos competitivas podem não parecer tão excitantes como targets, mas se seu
website for capaz de dominar essas áreas rapidamente, então você verá muito
mais tráfego a partir dos mecanismos de busca do que falhando ao efetivar um
target em um termo muito mais competitivo.

#2 – Você está olhando para uma
correspondência ampla em vez de para uma exata

Um erro aparentemente tão simples, mas que muitas
pessoas continuam cometendo…

O volume de busca é uma métrica
muito importante no que diz respeito à busca por palavras-chave, mas muito frequentemente
as pessoas cometem o erro de olhar os volumes de buscas amplas em vez das correspondências  exatas ao utilizar ferramentas como a de palavras-chave do Google.

Pode existir uma diferença imensa
entre o volume de tráfego da correspondência ampla e a exata, por exemplo:
existem 135 mil buscas de correspondência ampla por mês no Reino Unido por ‘dog
kennels’ (‘canis’), mas somente 14.800 correspondências exatas para a mesma
palavra-chave. Ainda assim, isso não provaria uma problemática particular, uma
vez que essa é uma palavra-chave que vale a pena servir como target – mas ela
iria bater todas as projeções de tráfego e ROI se você você fizesse esse tipo de
coisa.

O problema real acontece quando
você escolhe como target uma palavra-chave como ‘ladies leather handbags’
(‘bolsas de couro femininas’), que tem um volume de tráfego da
correspondência ampla de 2.400, mas apenas 260 para correspondência exata – deixar de basear sua pesquisa na
correspondência exata de dados pode significar que você acredita estar
executando o target em uma palavra-chave com um tráfego razoável, mas, na
verdade, quando você estiver levando em consideração seus dados imprecisos, você poderá estar
olhando para um volume de buscas de palavra-chave bastante baixo.

É vastamente aceito que a
ferramenta de palavras-chave do Google não é completamente precisa no que diz
respeito a volumes de busca, mas ao utiizar a correspondência exata você tem os
melhores dados disponíveis ao determinar quão viável para o target uma
palavra-chave de fato é.

#3 – Você está utilizando plural
em vez de singular

É bastante comum ver um website
targeting a versão plural de uma palavra-chave, mas, na maior parte dos casos, é
a versão singular de uma palavra-chave que as pessoas procuram.

Vejo frequentemente em sites de
e-commerce, nas quais os proprietários do site otimizam as páginas de categorias, e,
como eles vendem mais de um produto, naturalmente focam em palavras-chave
pluralizadas, como por exemplo, “tablet PCs”, que na verdade recebe
91% menos de buscas do que  “tablet PC”.

Irei prontamente admitir que o
Google é muito melhor em determinar que uma versão singular ou plural de uma
versão são iguais, mas em muitos casos existem diferenças nos resultados de
buscas. Deixar de executar o target em uma palavra singular pode ser a
diferença entre sua lista de busca ser destacada nos SERPs (=maior taxa de
cliques) e também pode significar que seu site aparece mais baixo (mesmo que
seja pouco) do que páginas com targets marginalmente melhores – o que poderia
ser a diferença entre efetuar uma venda ou não.

#4 – Você está ignorando a
conversão

Isso poderia facilmente se
transformar em um discurso retórico para mim, porque frequentemente eu me deparo
com clientes que querem ranquear por [insira a palavra-chave prêmio] quando de
fato eles estariam melhores (financeiramente) se executassem o target de uma
palavra-chave diferente ou um conjunto de palavras-chave diferente. Tento
explicar que uma palavra-chave que traz tráfego é banda desperdiçada se esse
tráfego não converter. Você não contrata minha empresa para obter tráfego
pelo bem do tráfego… você nos contrata para te ajudar a obter mais vendas.

O mundo online é competitivo, e só vai se tornar
cada vez mais competitivo, portanto, fazer o máximo com cada centavo investido
é vital.

Isso faz da análise de linguagem e conversão uma
parte vital da pesquisa de palavras-chave. A mente humana é o único software capaz de executar
um bom “balanço de conversões” de boa qualidade de uma lista de
palavras-chave, porque enquanto existem programadores por aí que conseguem
filtrar e ordenar palavras-chave para deixar sua vida mais fácil, não existe
nenhum substituto real para experiência e conhecimento do mercado de SEO.

Existem alguns indicadores básicos para exemplos de prefixos, como ‘comprar’
pode ser um indicador óbvio de que o tráfego dessa palavra-chave irá converter.

Auditar a
conversão de uma palavra-chave é mais complexo que isso, no entanto, uma vez
que cada mercado e cada situação são diferentes. Acredito que os dados existentes
são uma maneira muito útil de determinar quais palavras-chave têm mais chances
de converter bem.

Se você
tiver a meta de mapeamento configurada com o Google Analytics, você pode facilmente determinar as palavras-chave do seu
site com a maior taxa de conversão, tentar identificar os padrões nas suas
palavras-chave de maior conversão e então traduzir e aplicar esse conhecimento
em outras áreas da pesquisa de palavras-chaves.

#5 – Você está selecionando
palavras-chave que estão fora do contexto

Isso é mais racional para
humanizar ainda mais o processo de pesquisa de palavras-chave, porque muitas
ferramentas de palavras-chave têm dificuldade para computar palavras e seus
significados da mesma maneira que uma pessoa teria.

Por exemplo, uma pessoa procurando por ‘armazenamento’
poderia estar em busca de um centro de autoarmazenamento, caixas e outros
móveis para armazenamento para sua casa, ou até soluções de armazenamento
profissionais para seu armazém ou escritório.

As oportunidades para o target confuso são
abundantes, e é por isso que é essencial que as palavras-chave que você decide
como alvo são altamente relevantes e focadas em direção ao que o seu negocio
tem a oferecer.

Uma boa maneira de fazer isso é pesquisar
manualmente pelas palavras-chave no Google e ver os tipos de resultados que
surgem, sendo capaz assim de ver se aquela palavra-chave é aplicável ao produto
ou serviço que você tem intenção de executar o target.

#6 – Você está falhando ao
conduzir as revisões de palavras-chave

É aceito que o SEO é um
processo constante, mas raramente as palavras-chave tidas como target são
revisadas e auditadas. Se o marketplace está mudando com o tempo, então você
deve esperar que o comportamento de busca do consumidor também está mudando com
o tempo – isso torna as revisões de palavras-chave essenciais.

Na maioria dos mercados, uma revisão anual é
perfeitamente adequada. Em qualquer período de tempo menor que isso, existe o
risco de o target se tornar um pouco caótico com os esforços focados em novas
palavras-chave antes de os resultados das palavras-chaves antigas terem sido
alcançados ou avaliados.

Dito isso, em alguns mercados extremamente rápidos
e competitivos, uma revisão de palavras-chave mais regular pode ser
necessária.

O objetivo da revisão de palavras-chave é:

  • Retirar palavras-chave com desempenho ruim
  • Identificar oportunidades e áreas para crescimento
  • Delinear sua estratégia de SEO para o futuro

Para realizar uma revisão de palavra-chave estratégica, você pode usar
essa versão adaptada da Boston Matrix. Você pode fazer a mesma coisa
para o portfólio de suas palavras-chave.

Coloque suas palavras-chave em quatro categorias para
delinear melhor suas estratégia de busca para o futuro.

  • Pontos de
    interrogação
    – palavras-chave em áreas onde o crescimento é
    provável, mas no momento você não está tendo o desempenho esperado. Essas palavras-chave muitas vezes são oportunidades
    inexploradas, e você deve planejar como melhorar o desempenho desse tipo
    de palavras-chave.
  • Estrelas – palavras-chave
    com alto desempenho e muito espaço para crescimento – encontre maneiras de
    capitalizar o crescimento. Meu conselho é focar seus recursos em obter
    resultados nessas áreas para um ROI máximo em um curto período de tempo.
  • Cachorros – palavras-chave com baixo desempenho, com nenhuma ou pouca chance de
    crescimento –
    deixe-as em favor de outras palavras-chave,
    realoque quaisquer recursos para outras áreas.
  • Vacas
    leiteiras
    – palavras-chave com alto desempenho que mostram poucas
    oportunidades para crescimento – procure por maneiras para aumentar e
    manter o desempenho enquanto identifica padrões e traduz esse aprendizado
    em outras áreas ou verticais.

 

Quais erros você vê acontecendo no
processo de busca de palavras-chave? Por favor, compartilhe-os na seção de
comentários abaixo.

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