Analytics

19 ago, 2008

Medindo os esforços de SEO

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“Nos últimos anos, a WEB realmente cresceu como um canal de comunicação para a maioria das empresas e, de repente, há uma profunda demanda pelo canal web a ser considerada de modo tão justificável quanto os outros canais (telefone ou venda a varejo, por exemplo). Desde o `Boom` e o colapso na WEB, tem havido um exame minucioso e sempre crescente e as empresas estão exigindo que a liderança WEB justifique os investimentos despejados para este canal. Esta é uma experiência supreendentemente transformadora para o canal, pois sua liderança está examinando todos os lugares para fornecer os resultados”. Avinash Kaushik – “Web Analítica: uma hora por dia”, 2007.

Acho fantástico começar um artigo com uma citação, principalmente sendo de Avinash Kaushik. É como citar Nielsen ou Krug ao falar de Usabilidade.

Neste artigo vou falar sobre indicadores importantes para SEO. Alguns deles são citados no livro de Avinash Kaushik, Web Analítica: uma hora por dia, que tem se tornado leitura obrigatória para quem trabalha com Web no mundo todo. Na obra, o autor mostra de maneira simples e clara a relação direta que existe entre estes conceitos tão importantes: SEO e Web Analytics.

A descoberta dos Indicadores

O cara tem uma empresa, lançou um site e começou a vender por este canal. Até que um dia, numa manhã de sexta-feira, ele se pergunta: do número de pessoas que acessam o meu site, quantas compram alguma coisa? De onde eles vêm? É mais ou menos assim que acontece. Muitos empresários lançam o Website de sua empresa sem ter esse tipo de preocupação. Mas hoje, com a popularização do conceito “Web Analytics”, o negócio está mudando, e a preocupação com as medições relacionadas ao canal eletrônico da empresa é cada vez mais tema em pauta de reuniões.

Indicadores SEO

Quando um trabalho de otimização de sites é contratado, geralmente existem duas preocupações: posicionamento e acessos. E, desde a abertura de um projeto de otimização de sites até as fases de manutenção e auditorias, os indicadores marcam presença – não só para apresentação em relatórios periódicos aos clientes, mas para o bom andamento e tomadas de decisão do projeto.

A elaboração de uma planilha para medição periódica de posicionamento é o indicador com maior percepção para o cliente. Outros indicadores, como número de páginas indexadas e tempo de visita no site por determinada palavra-chave, acabam por servir de indicadores para o projeto em si.

A medição de indicadores de SEO pode consistir na utilização de dados provenientes do próprio mecanismo de busca e de algumas ferramentas de uso simples disponíveis na internet, como Google Analytics, Google Webmaster Tools, e também no servidor de página onde um site está hospedado para conhecimento de logs, hits e entrada de spiders, entre outros dados.

A seguir, listo alguns indicadores básicos para um projeto de SEO:

o Auditoria de palavras-chave

É a pesquisa pelo posicionamento do site por palavras-chave, definidas no início de projeto. É importante, durante as datas definidas, fazer pesquisas para saber como o site está posicionado por aquelas palavras-chave que se julgam mais importantes. Isto ajudará a levantar o resultado dos esforços por parte das modificações orientadas ao posicionamento. Crie uma espécie de planilha que reúna os dados quantitativos, e separe-os por pastas. Para as auditorias, coloque cada uma das palavras-chave em uma coluna, paralela a outra relacionada ao mês com o posicionamento da respectiva palavra-chave. Isto ajudará na comparação dos meses e, conseqüentemente, mostrará se o projeto está indo pelo caminho certo.

o Auditoria de palavras-chave secundárias

Essa auditoria corresponde ao posicionamento de palavras-chave que não foram definidas em projeto, ou seja, aquelas em que não há esforço orientado para posicionamento. O que muita gente esquece, e às vezes não dá muita importância, é que um website pode se posicionar por algumas palavras-chave que não são de início o alvo do projeto. O que acontece é que, às vezes, estas geram muito mais cliques do que algumas palavras-chave consideradas campeãs. Sendo assim, faça um estudo todo mês no Google Analytics e Google Webmaster Tools, para saber quais são as palavras-chave secundárias que levam visitas ao seu site, e comece a tratá-las de forma diferenciada, incluindo-as em seu portfólio de “keywords”.

o Número de visitas totais juntamente a um comparativo de visitas oriundas de mecanismos de busca

Espera-se que, com o tempo, o número de visitas do site aumente, devido aos esforços de otimização do site. À medida que um site fica mais conhecido, ele também é cada vez mais visitado e adicionado aos favoritos por cada vez mais pessoas. O número de visitas não depende somente de ações ligadas a Search Marketing, mas de outras ações também. Por isso, recomendo uma comparação mensal da porcentagem de acessos oriundos de visitas orgânicas.

o Popularidade

Meça o número de links que apontam para o seu site. Gosto muito de um site que obtém essa métrica e informa o número de links reconhecidos por cada mecanismo de busca: o “Link Popularity Check”, do site Marketleap, disponível no endereço: http://www.marketleap.com/publinkpop/.

o Número de páginas indexadas nos Mecanismos de Busca

Acredito ser muito útil para a verificação da facilidade e velocidade com que os mecanismos de busca estão indexando as páginas do site. Perceba que este número muda para cada mecanismo, em função de vários fatores, dentre eles: regras para indexação, instabilidades, freqüência de visitas de spiders, entre outras diferenças. Quando o número for muito desproporcional, é preciso reavaliar se o site segue somente as diretrizes de um dos mecanismos de busca.

o Horas gastas no projeto

Este indicador servirá futuramente para comparação com outro projetos. É um indicador mais adequado para medir o desempenho da própria equipe.

A idéia central é recolher estes números periodicamente – seja semanalmente, mensalmente, enfim, você determina a necessidade. O importante é que tudo irá depender do tamanho do projeto. Uma colocação importante: estes são apenas alguns indicadores. Outros devem ser avaliados, e tudo deve ser customizado mediante as necessidades do projeto.

Recomendo que todos os indicadores sejam reunidos em um local onde o cliente possa ter acesso, ou enviados em forma de relatório, com as traduções e legendas para as equipes interessadas em cruzar estes dados com outros, para auxílio às tomadas de decisão e outras particularidades do negócio.