Analytics

25 ago, 2008

Introdução ao SEO

Publicidade

Olá, pessoal, é com muito prazer que estréio hoje minha coluna no iMasters. Vou começar fazendo uma introdução do SEO, Search Engine Optimization, e nas próximas semanas vou desenvolver o assunto para questões mais específicas, indicando o caminho para técnicas relacionadas e este conceito.

SEO

Sigla que faz, atualmente, muito sucesso no mercado de SEM (Search Engine Marketing), propõe que o site seja desenvolvido de modo a ser amigável ao robô dos mais diversos mecanismos de busca, para que seja possível que o website figure nas melhores posições dos resultados de busca. SEO, hoje em dia, não é somente sinônimo de bom posicionamento, mas de uma arte multidisciplinar que envolve ações no website e fora dele também, como afirma Martha Gabriel (2008):

“…é o processo para melhorar os resultados de busca de um site nos buscadores web e que envolve todas as ações internas e externas ao site com esse objetivo” – Martha Gabriel, 2008

A otimização de sites envolve, basicamente, modificações técnicas nos sites, para que estes se tornem mais amigáveis aos robôs dos mecanismos de busca (search engine friendly). Algumas melhorias realizadas no site, por intermédio de técnicas de SEO, têm reflexo em itens de usabilidade, já que o robô é tratado como uma espécie de usuário e sua humanização irá fornecer um resultado que satisfaz as necessidades humanas no processo de busca, como por exemplo:

– títulos otimizados com palavras-chave, que dão um “feedback” sobre o assunto da página

– links com palavras-chave, para que o usuário os associe ao que procura

Sendo assim, é verdadeira a afirmação de que alguns fatores relevantes para os robôs também são importantes para o usuário. Veremos a seguir alguns aspectos importantes para um bom projeto de SEO.

Fatores técnicos que envolvem melhorias no código das páginas:

– respeito aos padrões mundiais de desenvolvimento

– boa estrutura de código para que facilite o trabalho dos mecanismos de busca, ao invés de dificultá-lo

– uso correto de tags de relevância como h1, h2, strong, cite, entre outras, que fazem bom proveito da lógica semântica

Da arquitetura do site:

– estrutura de links adequada, para que não exista dificuldade nem para o usuário, nem para o robô, na hora de navegar pelo site

– hierarquia de pastas, que colabora diretamente com a estrutura de links e organização do conteúdo do site

– posicionamento estratégico de informações

Nas próximas semanas vou falar sobre como iniciar um projeto de SEO para um determinado Website, a partir de um portfólio de palavras-chave.