O Google Analytics é bem mais que um contador de acessos ou ferramenta demográfica – você pode construir toda a sua carreira por ser um analista de Google Analytics. Você pode medir a efetividade de uma campanha, o fluxo de visita de um site (como do anúncio até o carrinho de compras) e definir ações como suporte de navegador com base nas informações de seus usuários.
Mas essas são todas funções que não atingem os devs. O que nós, desenvolvedores, podemos fazer com o Google Analytics, no entanto, é rastrear erros através de eventos personalizados.
Este é um pequeno exemplo de como implementei a checagem de erros no analytics:
// Track basic JavaScript errors window.addEventListener('error', function(e) { _gaq.push([ '_trackEvent', 'JavaScript Error', e.message, e.filename + ': ' + e.lineno, true ]); }); // Track AJAX errors (jQuery API) $(document).ajaxError(function(e, request, settings) { _gaq.push([ '_trackEvent', 'Ajax error', settings.url, e.result, true ]); });
Agora, quando você abrir o Google Analytics, vai poder visualizar informações de eventos personalizados (custom event) com outros status do site. Claro que você terá que dizer ao pessoal do marketing que aquilo não é um erro, mas features, mas essa é outra história.
Considere usar o Google Analytics para encontrar erros no seu site. Você me agradece depois.
***
Artigo traduzido pela Redação iMasters, com autorização do autor. Publicado originalmente em http://davidwalsh.name/track-errors-google-analytics