Por que personas são relevantes em contextos ágeis?
Em projetos ágeis, “personas” devem ser vistas como uma ferramenta fantástica nas mãos de um time.
A equipe do Product Owner (composta pelo P.O., especialista em experiência do usuário, analista de negócios etc) pode, facilmente, se utilizar de “personas” para alinhar suas expectativas com o time funcional (arquitetos, desenvolvedores, testes…) proporcionando uma visão compartilhada e realista do produto em desenvolvimento. E usar personas pré-definidas como atores de user stories farão com que os requisitos descritos tenham mais credibilidade e mais envolvimento, aproximando-os ainda mais da realidade.
Persona é uma ferramenta de usabilidade que utiliza pessoas fictícias para representar usuários. Utilizamos personas em projetos centrados no usuário (For Them By Us), definindo os objetivos e desejos dos reais usuários, orientando decisões como a interface, a navegação, os recursos e demais elementos do projeto de design.
Mais do que um artefato simples ou uma descrição feita em uma única página, o método “Personas” é uma técnica: “driven-design-personas”. Iniciada por Alan Cooper, em 1999. Ele compartilha com o time de projeto uma visão comum dos usuários de um serviço ou produto, em um formato muito atraente.
Usar personas é recomendado quando não há nenhuma documentação sobre quem é o usuário do seu produto ou se quer especializar a UI (user interface) do produto para o seu público alvo, com base em pesquisas entrevistas etc. Mas quando estamos em um projeto onde o usuário final não é humano, por exemplo um sistema system-to-system, uma API etc. onde nenhum que irá interagir com o sistema é humano, acho que não faz muito sentido usar personas.
E como explica Martin Fowler, “user stories focam nos objetivos do usuário e como o sistema alcança esses objetivos. User Stories devem ser curtas, simples e claras. Devemos conseguir escrevê-las em um simples e pequeno cartão”.
Alguns perguntarão o motivo desta proposta estar em “Design” – lembrando que design é a idealização, criação, desenvolvimento, configuração, concepção, elaboração e especificação de objetos que serão produzidos. O projeto de design necessita de uma análise informacional, a partir de um ponto de vista. Detectar corretamente as “personas-usuárias” e relacioná-las ao objetivo do projeto (user stories) é essencial para um bom planejamento, de modo que as ações sejam tomadas de forma correta – assim, segue esta proposta, pois para quem é designer, quem é o usuário, e quem é o público final, representa o primeiro passo.
Sugestão de dinâmica para aprendizado de Personas
Mecânica do workshop
1) O grupo de participantes será dividido em 5 times, através de uma dinâmica simples, baseada na diversidade de informações sobre os próprios participantes (onde moram, onde trabalham, cargo exercido, idade, sexo etc.) fazendo-os mixarem-se em times que prevaleça a diversidade. (time-box 5 minutos)
2) Um sistema web “fictício” em desenvolvimento será mostrado: loja online de feijoadas delivery. E algumas informações sobre cozinheiros, fornecedores de ingredientes e clientes desta loja online de feijoadas delivery serão apresentados: em slides e cartões de papel e entregues aos times.
A facilitadora se nomeará Product Owner principal do produto: loja online de feijoadas delivery. (time-box 5 minutos)
3) Uma introdução sobre personas “driven-design-personas” será apresentada aos times: em slides e cartões de papel, entregues aos times. (time-box 15 minutos)
4) Será solicitada à criação de mais 2 personas por time, a partir das informações apresentadas previamente. (time-box 10 minutos)
5) Uma introdução sobre user stories, baseadas nos 3Ws e 3Cs será apresentada aos times: em slides e cartões de papel e entregues aos times. (time-box 10 minutos)
6) Serão solicitados a criação de mais 3 user stories por time, a partir das informações apresentadas previamente para as 2 personas criadas pelo próprio time. (time-box 15 minutos)
Durante o processo de criação de personas e US pelos times, a facilitadora irá circular pelos participantes esclarecendo dúvidas e pontuando conceitos dados.
7) Os times apresentarão suas personas e user stories para os demais participantes, com pequenas intervenções da facilitadora para garantir time-box e ressaltar conceitos vistos. (time-box 15 minutos)
8) Encerramento e dúvidas. (time-box 5 minutos)
Benefícios
Uma grande vantagem de se utilizar personas é que se pode facilmente interligá-las com user stories, em substituição do “ator”. Isto faz com que suas personas e user stories tenham mais credibilidade e mais envolvimento, aproximando ainda mais da realidade.
E a melhor forma de aprender sobre personas e interligá-las com user stories de um produto, é escrevendo ambas.
Hand´s on!