Agile

15 mar, 2011

O backlog do produto e a arte da user story

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Pesquisando sobre o framework Scrum, você, certamente, já deve ter lido algo do tipo: “O Backlog do Produto contém as funcionalidades do novo produto solicitadas pelos usuários” ou ainda “Os requisitos para o produto que o time está desenvolvendo estão listados no Backlog do Produto”. Esses, caso você não saiba, são conceitos equivocados ou que podem gerar diferentes interpretações.

Segundo Mike Cohn, user story
é uma pequena e simples descrição de uma funcionalidade dita da
perspectiva da pessoa que deseja a nova capacidade, usualmente um
usuário ou um cliente do sistema. Em outras palavras, o Backlog do Produto
deve conter as necessidades dos usuários ou dos clientes, e
não as funcionalidades do sistema. Trata-se de uma mudança de paradigma
quando comparado ao modelo criado pelo PMI (Project Management Isntitute)
para gestão de projetos. E é esse um dos papéis do Product Owner:
traduzir as necessidades do cliente, através do Backlog do Produto, em
uma linguagem não-técnica compreensível por todas as pessoas envolvidas
no projeto.

Para compreender melhor essa mudança de paradigma, vamos exemplificar. Observe atentamente a história abaixo:

 

Vantagens do uso do template para User Story

“Como um <ator>, eu gostaria de <ação>, para <objetivo>.”

Você, caro leitor, pode estar agora se
perguntando: “qual o motivo de usar esse template sempre que eu for
escrever uma user story?”

Pesquisando sobre o assunto, descobri que
existem duas razões principais pelas quais esse template se torna tão
importante (fonte: mountaingoatsoftware.com).

  • Razão 1: A magia dos pronomes

Algo mágico acontece quando as
exigências são colocadas na primeira pessoa. Obviamente, dizendo: “Como
tal e tal, eu quero …” você pode ver como a mente da pessoa vai
imediatamente imaginar seus desejos. Paul McCartney foi entrevistado e
perguntado sobre por que as canções dos Beatles foram tão incrivelmente
populares. Uma de suas respostas foi que suas músicas estavam entre as
primeiras a usar um monte de pronomes. Pense nisso: She Loves You, I
Want to Hold Your Hand, I Saw Her Standing There, etc. Seu ponto era que
essas pessoas passaram a se identificar mais de perto com as canções.
Assim acontece nas user stories.

  • Razão 2: Estrutura a serviço do Product Owner

A estrutura do template ajuda o Product
Owner a priorizar as histórias dos usuários. Se o product backlog é um
amontoado de coisas como Permita controlar exceção, Permita que os usuários façam reservas, Os usuários querem ver fotos,
e assim por diante, o Product Owner tem que trabalhar muito mais para
entender o que o recurso é, quem se beneficia a partir dele, e qual o
valor dele.

Dica

Muitas pessoas alegam que esse modelo
acaba suprimindo o conteúdo da informação devido ao uso de tantos
clichês. Se você também concorda com esse pensamento, sugiro que faça o
seguinte. Organize seu Backlog do Produto em um tabela com o seguinte
cabeçalho. “Como”, “eu gostaria”, “para”. Isso facilita o modo de
leitura e compreensão das necessidades. Veja o exemplo abaixo: