Olá, pessoal! Fiquei um pouco sumido da coluna, pois estava acelerando para fechar os projetos de 2010 antes de o ano chegar ao fim e não deixar nada pendente. A boa notícia é que acho que consegui, e isso é mais do que um bom motivo para iniciar 2011 escrevendo sobre os canais de comunicação…
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Um dos assuntos mais críticos em uma operação de comércio eletrônico é a logística. Existe todo um esforço para que o produto chegue ao cliente no tempo e da forma esperados, mas, segundo o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente pode desistir da compra e solicitar a devolução da mercadoria dentro…
Sempre penso nas micro e pequenas empresas quando vou escrever, pois admiro muito essa nossa massa de empreendedores brasileiros que “não desistem nunca” e fico imaginando como posso dar a minha contribuição. Muitos micro e pequenos empresários não têm acesso a algum tipo de assessorias (consultores ou empresas especializadas), que fazem o trabalho de analisar…
O AdWords é um serviço do Google que fornece anúncios em forma de links nos sites de busca relacionados às palavras-chave que o seu futuro cliente está procurando. É um modo de publicidade baseada no sistema de custo por clique (CPC). Os anúncios do AdWords são exibidos juntamente com os resultados de pesquisa no Google….
Se você já está com uma média boa de visitas e de conversão dessas visitas em vendas, já está na hora de tentar melhorar o seu ticket médio. Como sempre faço, vamos primeiro ver o conceito de ticket médio. Como o próprio nome diz, é uma média: o valor médio das vendas. Obtemos esse número…
Para “começar do começo”, vamos explicar o conceito de “Carrinho de Compra Abandonado”. É quando um potencial comprador abandona a loja virtual depois de ter iniciado o processo de compra. No mundo real seria como um cliente que entra em um supermercado, faz as compras e depois desiste de tudo e vai embora. Talvez alguém que…
Aqui está uma ferramenta barata e eficaz que pode aumentar e muito a satisfação do seu cliente nos relacionamentos com sua empresa, mas o que ele é e o que ele faz ? O ombudsman é um profissional que tem a função de receber críticas, sugestões, reclamações e deve agir em defesa imparcial do seu…
Antes de tudo, o que é SRM? SRM é a sigla de Supplier Relationship Management ou seja, é o gerenciamento das interações de uma empresa com as organizações que fornecem os bens e serviços que ela utiliza. O objetivo do SRM é racionalizar e tornar mais eficazes os processos entre uma empresa e seus fornecedores,…
Estou desenvolvendo alguns sistemas, nesse semestre, utilizando a plataforma de comércio eletrônico Magento. Também tenho percebido alguma movimentação sobre isso e acredito que, logo, várias lojas virtuais vão utilizá-la. Muitas pessoas têm me perguntado sobre essa solução, então resolvi preparar uma rápida apresentação do Magento e, em seguida, vou falar das funcionalidades mais avançadas. O…
Que a disponibilidade de conteúdo inédito é o que faz as pessoas visitarem e retornarem a um site, todos já sabem. Claro que as ferramentas de mídia social, sorteios e outros artifícios também aumentam a visibilidade, mas para ter um público efetivamente fiel é necessário ter as respostas para os questionamentos diários dos seus internautas….