Carreira Dev

21 fev, 2014

Por que você precisa de um estrategista de dados

Publicidade

Ouvimos falar bastante sobre arquitetos de Big Data e cientistas de dados, mas há uma atividade que não é muito divulgada por aí, a de estrategista de dados. À medida que desenvolvemos o Big Data, precisamos de novos papéis nessa brincadeira, porque os antigos acabam ficando obsoletos. Você poderia contratar um exército de pessoas, mas na verdade só precisa de algumas. Do lado dos negócios, é o que chamamos de estrategista de dados.

O que é um estrategista de dados? De forma bem simplista, é a pessoa que é o dono do negócio de Big Data em uma empresa. Na minha experiência, a área de TI é realmente muito boa no que faz. Então você tem os arquitetos de TI, que podem configurar um cluster Hadoop e deixar tudo rodando lindamente. E você tem os estrategistas de dados, que podem analisar os dados e escrever os algoritmos. Mas o tipo de pessoa que se encaixa nisso não tem seu olhar na experiência do usuário ou em levar o negócio como um gerente de negócios faria isso. É aí que o estrategista de dados entra. Ele é a pessoa de negócios do time.

Eu sou um estrategista de dados. Meu trabalho é gerenciar o espaço de forma que a empresa cresça, na própria empresa ou no mercado. Big Data tem crescido em muitas companhias, e alguém precisa entender como fazer isso crescer de forma a agregar valor para a experiência do usuário e para o objetivo final do negócio. Cientistas de dados e arquitetos de TI geralmente não fazem isso. Mas um estrategista de dados faz. Na verdade, é nisso que ele precisa ser especialista.

Acredito que um bom estrategista de dados é alguém com alto nível de estudo, como um MBA, que compreenda o lado do negócio na equação e ainda entenda de tecnologia e análise de dados bem o suficiente para compreender o que a área de TI e os cientistas de dados estão fazendo e quais ferramentas estão usando. Em essência, um estrategista de dados sabe falar a língua de TI e analytics.

Conseguir escrever um algoritmo em Mahout é bom, mas não fundamental. Eu não escrevo algoritmos, mas sei o que Mahout  é e como usá-lo para fazer o negócio crescer. Eu por acaso também sei um pouco de R e passei um tempo da minha carreira na área de analytics. Eu sei a diferença entre REST e SOAP (eu sei que o pessoal de TI acha que isso é básico, mas, acredite, a maioria dos caras de negócio lendo isso não faz a menor ideia do que seja, então achei por bem citar). Também sei como codar em algumas linguagens e, as que eu não sei codar, sei o que elas podem fazer e quais as suas limitações, assim como entendo as ferramentas que a área de TI usa e por que elas estão sendo usadas tanto de uma perspectiva de negócios, como de TI. Essa pessoa precisa ser bem versada em finanças, marketing, liderança e outras áreas de negócios. Essencialmente, ela age como o dono do negócio para dados.

O motivo de isso ser importante é que, a não ser que você tenha essa figura bem colocada na empresa, a área de TI vai construir um grande sistema que ninguém sabe realmente como usar. Digo isso por experiência, já vi isso acontecer diversas vezes. O pessoal de TI pode fazer um pouco e resolver alguns casos, mas geralmente eles não têm uma cabeça voltada para negócios, então você precisa de alguém que mostre para o restante como fazer com que os dados sejam escaláveis. Além disso, o estrategista de dados é ótimo em analisar informação, mas primeiramente ele precisa ter a direção do que é mais importante; e se você está em uma grande empresa, precisa de alguém que vá buscar essas informações para o cientista.

Eu já vi muitos programas de Big Data serem dirigidos pela equipe de TI, e sem uma boa pessoa de negócios no time geralmente esses projetos de Big Data se transformam num big desperdício de dinheiro. O problema que temos hoje é que se você pensa em encontrar um bom cientista de dados ou alguém de TI que saiba que Hadoop não é fácil, vai achar ainda mais difícil de encontrar um estrategista de dados. Basicamente, você só encontra alguém com um bom nível de estudos, um bom MBA, e você vai esperar que ele chegue lá e saiba o que fazer. Mas idealmente você deve ter alguém que tenha um background de TI e Analytics, com uma sólida base em negócios. Não há muita gente assim por aí, nem muitas faculdades produzindo esses profissionais.

Mas, apesar de serem tão raros, são profissionais de valor crítico para qualquer projeto de Big Data.

***

Artigo traduzido pela Redação iMasters, com autorização do autor. Publicado originalmente em http://www.crosschannelprairie.com/2012/09/why-you-need-a-data-strategist/#