Desenvolvimento

12 fev, 2014

Conheça o menor Arduino do mundo

Publicidade

Se você não está familiarizado ainda, Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre, projetada com um microcontrolador Atmel AVR, com uma linguagem de programação própria e bem simples de usar. O objetivo do projeto, criado na Itália em 2005, é o de criar uma plataforma simples e de baixo custo que pudesse ser facilmente utilizada por artistas interativos e fazedores de todas as áreas. Leia mais sobre o Arduino no nosso artigo introdutório.

arduinoImagem: Digispark.

Uma placa Arduino típica já é bem pequena, o que o faz ideal para estar em dispositivos compactos, principalmente aqueles que queremos embutir em outros equipamentos, como brinquedos, pequenos robôs e projetos portáteis. Além disso, são baratos, facilitando a popularização e a democratização da tecnologia. Mesmo assim, ele ainda não é compacto suficiente para algumas aplicações e, por isso, como se trata de um projeto aberto, existem vários projetos buscando construir versões cada vez menores do Arduino.

Os menores Arduinos do mundo

Por se tratar de um projeto de hardware aberto, os projetos e esquemas de hardware são distribuídos sob licença Creative Commons, ou seja, estão disponíveis para download gratuito na página oficial do projeto e podem ser utilizados para a criação de outros projetos similares. Com essa documentação, é possível construir variações da placa. Isso acaba gerando uma série de outras implementações, clones e variações cada uma com suas particularidades e focando usuários e aplicações específicas.

Alguns projetos buscam criar versões super reduzidas do Arduino. Um eles é o Microduino. Medindo apenas 25 mm x 27 mm e pouco maior que uma moeda de um real, ele é um sério candidato ao prêmio de menor Arduino do mundo. Apesar do tamanho, o projeto é bastante ambicioso e além da placa controladora compatível com Arduino ele conta com uma família completa de módulos empilháveis que incrementam a placa controlado com novas funcionalidades de maneira semelhante aos shields do Arduino. O Microduino ficou mundialmente conhecido depois de levantar mais de 130 mil dólares no Kickstarter.

Outros dois projetos que tiveram grande sucesso no Kickstarter ao tentarem criar versões mínimas do Arduino foram o RFduino e o Digispark. O RFduino (compre no site oficial) levantou mais de US$ 300 mil para criar uma versão minúscula do Arduino e ainda torná-la wireless com a tecnologia Bluetooth Low Energy ou Bluetooth 4.0. Já o projeto Digispark (compre no site oficial) levantou um montante parecido para criar uma placa compatível com o Arduino muito pequena e que pudesse ser conectada diretamente à porta USB de um computador para ser programada. O sucesso de projetos desse tipo mostra a força e a popularidade do Arduino nas comunidades de fazedores do mundo todo. Se você procurar por alguns minutos, encontrará vários projetos semelhantes sendo desenvolvidos neste momento.

Já entre as versões oficiais, uma das menores é Arduino Nano 3.0. Medindo 18×43 milímetros, esse Arduino é pequeno, mas poderoso. Abastecido por uma entrada de até 20 volts, possui 16 KB de memória flash, além de 1 KB de SRAM e 512 Bytes de EEPROM. Tudo isso baseado num controlador Atmel ATmega168 que roda com clock speed de 16 MHz. Mas existem outras versões oficiais bem pequenas, como o Arduino Micro e o Arduino Mini.

Sendo um projeto aberto e super flexível, o ecossistema Arduino não para de crescer com uma infinidade de projetos compatíveis sendo desenvolvidos para atender às mais diversas necessidades. E é exatamente por isso que ele está se tornando uma das plataformas de hardware mais quentes do mundo. E você, já começou a trabalhar com ele? Conte para nós nos comentários.

Sempre que for utilizar um Arduino não oficial, investigue bem as suas especificações e limitações. Muitas vezes, eles são ditos como ‘compatíveis com Arduino’, mas isso se limita ao fato de você poder usar o ambiente de desenvolvimento do Arduino para programá-los. Eles podem não suportar todos os comandos da linguagem Wiring, não suportar algumas bibliotecas e terem quantidades de pinos (entradas e saídas) bem diferentes da de um Arduino padrão. Fique de olho!
***
Artigo publicado originalmente no Fazedores.Com – http://blog.fazedores.com/conheca-o-menor-arduino-do-mundo/