Desenvolvimento

23 jul, 2013

5 razões para você investir em aplicativo mobile em vez de em mobile site

Publicidade

Para mostrar como pode haver dúvida em relação a esse investimento, resolvi fazer dois artigos. O primeiro, este que está lendo, dando 5 razões para você seguir o caminho da criação de um aplicativo. E outro com 5 razões para você investir na criação de um mobile site.

São razões práticas e bem diretas, mas fica a cargo de cada um analisar se elas são importantes a ponto de convencê-los a ir por um ou outro caminho. Cada cenário é um cenário, não tem como ter uma receita mágica… mas disso vocês sabem né? 🙂

A escolha deve ser desenvolver um aplicativo mobile, quando você:

1. Precisa de interatividade

Está pensando em desenvolver um game? Em criar algo que requer muita interação com o usuário, muitas escolhas e alternativas? Pode parar por aqui, sua melhor escolha é um aplicativo, pois é provável que esse projeto tenha melhor performance se usar melhor o hardware do aparelho para uma melhor interatividade com o usuário.

2. Precisa de personalização

Se o seu projeto requer um bom grau de personalização, e não estou falando apenas de nome e fotinha do Facebook, seu caminho é desenvolver um aplicativo.

3. Precisa usar recursos do aparelho

Acelerômetro, câmera, luz da câmera, microfone etc. Se você pretende em seu projeto usar algum tipo de recurso desse tipo, seu caminho é desenvolver um aplicativo. Hoje já existem algumas APIs html5, mas que estão muita novas ainda pra tirar qualquer conclusão, ou contar com isso pra um projeto de sucesso ir pra rua nos dias de hoje.

4. Precisa de performance/acesso offline

Um aplicativo mobile utiliza muito melhor o hardware do smartphone e não precisa de conexão à Internet para rodar. Você não precisa abrir um browser, esperar carregar o site e acessar o que precisa, a navegação é mais fluida, e o carregamento/utilização milhares de vezes mais rápido, e você consegue estar com seu usuário em qualquer lugar.

5. Precisa de qualidade na experiência do usuário

Se você quer impressionar o usuário com uma experiência de uso bem refinada, quer focar na qualidade da interação do usuário com seu projeto, então seu caminho é definitivamente um aplicativo. Por dependerem de conexão muitas vezes, os mobile sites não permitem uma navegação tranquila e rápida, então a experiência é quebrada. Já em aplicativos, tudo está ali, fácil, de rápido acesso e com possibilidades infinitas de interação. É só ver os melhores projetos mobile no FWA pra você entender bem esse item.

Logicamente, cada ponto desse dá pra virar um artigo completo, com dicas, variáveis e exemplos. Como não dá pra analisar tudo aqui, estou à disposição pra ajudar no que for preciso… é só deixar sua sugestão/dúvida nos comentários.

Abraços e até o próximo artigo!