A linguagem SQL – Structured Query Language, ou melhor, Linguagem de Consulta Estruturada, é o padrão para realização de consulta, edição e inclusão de dados nas tecnologias de banco de dados. Podemos definir um banco de dados com uma coleção de dados que tem por finalidade reunir e organizar uma série de informações relacionadas a um determinado assunto.
Interagindo com os dados
A interação com o banco de dados é feita através da linha de comando. Evidentemente, existe diversos programas para tal finalidade, entretanto, nos exames LPI é cobrada a utilização do banco através de linha de comando. Cada SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de dados) possui sua própria ferramenta de interação manual. Nos banco de dados MySQL existe o comando mysql; para o banco de dados Postgresql, é o comando psql.
Inserção de dados
O comando para inserção de dados é o INSERT. Em uma tabela cliente, onde existem as colunas id (campo de identificação único), nome, e-mail e telefone, a inserção de uma nova linha com todos os campos pode ser feita da seguinte maneira:
INSERT INTO cliente (nome,email,telefone) VALUES (‘Bono Vox’,'bonovox@u2.com’,’9999-8889′);
Dissecando
Os primeiros parênteses guardam os nomes das colunas onde se deseja inserir os dados. Os parênteses após o termo VALUES guardam os dados que devem ser inseridos nas respectivas colunas.
Importante: as instruções SQL sempre terminam com ponto-e-vírgula.
Podemos inserir novos dados em determinadas colunas:
INSERT INTO cliente (nome,email) VALUES (‘Larry Muller’, ‘muller@u2.com’);
No exemplo acima apresentado, a coluna telefone (descrita no exemplo anterior) foi omitida, tornando o campo vazio para a nova linha inserida.
O campo id é automaticamente criado e identifica a linha única correspondente aos dados inseridos. O campo identificação costuma a ser um número inteiro, que é incrementado a cada nova inserção na tabela.
Com isso, iniciamos uma nova saga com alguns exemplos para massificação do conhecimento.
No próximo artigo iremos complementar o assunto. Sugestões, materiais e complementações referente ao assunto, favor enviar no email ludolf@sejalivre.org.
Até a próxima !!!