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12 ago, 2013

Métricas básicas do Facebook: dicas do que você pode mensurar

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Olá, como vai?

Há alguns dias, gravei dois vídeos apresentando o novo Facebook Insights, Você pode conferir esses vídeos nos posts “Vídeo: Mergulhando no novo Facebook Insights” e “Novo Facebook Insights: Primeiras impressões”. A partir desses vídeos, você poderá conferir o que o Facebook alterou na área de mensuração das páginas e conhecer as novas formas de acompanhar o desempenho da sua página.

Mas este artigo surgiu de uma dúvida muito interessante de uma das alunas do Curso Facebook para Empresas, a Jane Brandelero. A Jane entrou em contato me perguntando se as métricas que ela definiu para a empresa dela seriam interessantes para gerar relatórios para as páginas que ela gerencia.

Como é uma dúvida bastante comum, resolvi trazer algumas sugestões de métricas que podem ser mensuradas pelo Facebook Insights e que ajudarão a identificar o andamento das suas estratégias no Facebook.

Engajamento

Agora ficou muito mais fácil medir o engajamento do seu conteúdo no Facebook. Uma forma muito simples de acompanhar o desempenho do envolvimento das pessoas em suas publicações é visualizar a área “Envolvimento”, logo na primeira página do novo Facebook Insights.

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Ao acessar a área “Publicações”, você pode conferir as diferentes formas que os usuários do Facebook engajaram em suas publicações, bem como a taxa de Engajamento de cada postagem.

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Sobre essas diferentes formas de engajamento, sugiro dividi-las em duas:

Engajamento de Propagação: pessoas que curtiram, comentaram ou compartilharam sua postagem.

Engajamento de ação: Pessoas que clicaram em um link, em uma imagem, reproduziram um vídeo, por exemplo.

Dependendo do objetivo da sua postagem, esses dados podem ter mais ou menos peso. Por exemplo, se você faz uma publicação que direciona as pessoas para seu site, loja online ou blog, saber quantas pessoas clicaram no link e visitaram o endereço pode ser muito mais importante do que o número de pessoas que curtiram a postagem. Isso porque levar as pessoas até essa página era o objetivo do conteúdo.

Evolução de número de fãs

Outra métrica interessante para medir a evolução das suas estratégias é acompanhar a evolução do crescimento da sua base de fãs. Você pode acompanhar isso na área “Página”, no campo “Total de Opções Curtir”.

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Se desejar, pode acompanhar a evolução ao longo dos meses ou semanas, basta arrastar a barra de definição do tempo a ser medido.

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Visitantes únicos

Medir o número de pessoas que vistam sua página no Facebook, quais aplicativos mais despertam o interesse e a origem dessas visitas também é importante. Para isso, basta acessar a área “Página” e ir até “Visitas à página”. Nessa área, você terá todas as informações relativas ao número de pessoas que visualizaram sua página, quais as guias mais acessadas e as fontes de tráfego.

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Usuários atingidos em um determinado período

Saber quantas pessoas suas publicações alcançam ao longo das semanas e meses também interessante. Para acompanhar esse dado, basta acessar a área “Página” e ir até “Alcance da publicação”.

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Ali, você terá todas as informações relativas ao tipo de alcance que seu conteúdo obtém. Alcance orgânico é o alcance obtido a partir da visualização do seu conteúdo pelos seus fãs ou amigos de fãs. Já o alcance pago é proveniente da visualização do conteúdo a partir de Anúncios, como os Posts Patrocinados, por exemplo.

Amigos de fãs atingidos pelo conteúdo da fan page

Conseguir que suas postagens sejam compartilhadas e atinjam mais pessoas é ótimo. Pois, dessa maneira, sua marca ganhará mais visibilidade. O engajamento de propagação é um dos grandes responsáveis por isso. Mensurar quanto do seu conteúdo é visualizado por pessoas que não são seus fãs também é simples pelo novo Facebook Insights. Basta ir até “Publicações” e acessar “Todas as publicações”. Nessa área, você pode filtrar por “Alcance Orgânico/Pago” ou “Fãs/Não Fãs”. Dessa forma, é possível acompanhar quais conteúdo conseguiram levar sua marca para o Feed de pessoas que ainda não curtem sua página.

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Taxa de engajamento de postagens

Ao identificar a taxa de engajamento das suas postagens, é possível saber que tipo de conteúdo gera mais Engajamento de Propagação e, consequentemente, mais visibilidade para suas postagens. Ao acessar “Publicações” e ir até “Todas as publicações”, basta filtrar as postagens por “Taxa de envolvimento”.

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O Facebook dividirá o volume de engajamento gerado pela postagem (curtir, comentar, cliques e compartilhamentos) pelo número do alcance da postagem. A partir disso, você poderá saber que conteúdo agrada mais seu fã e seus amigos.

Pessoas alcançadas

Conhecer o perfil do público que recebe suas postagens é fundamental. Assim, você poderá criar conteúdos mais direcionados às suas necessidades. Para conhecer qual é o perfil do público dos seus fãs mais impactados pelo seu conteúdo, vá até “Pessoas” e selecione a opção “Pessoas alcançadas”. Ali, você terá uma visão geral do público que recebe suas postagens e, também, porcentagem de fãs impactados.

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Pessoas envolvidas

Apesar de você impactar um perfil de público, é possível que o público que mais interaja com suas postagens seja outro. Por isso, é sempre bom relacionar o número de pessoas alcançadas vs. o número de pessoas envolvidas. Para saber quem são as pessoas envolvidas, vá até “Pessoas” e acesse “Pessoas envolvidas”.

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Melhores tipos de publicação

Você já deve ter ouvido que publicar fotos no Facebook gera mais engajamento e tudo mais. Porém, não esqueça que suas postagens podem ter objetivos diferentes, não apenas engajamento. Por isso, é muito importante saber que tipo de postagem gera mais alcance ou envolvimento. Se publico algo e quero que mais pessoas vejam, um link para meu site, por exemplo, postar status (apenas texto) é a melhor opção.

Se quero mais engajamento, as fotos são melhores. Por isso, avalie o desempenho de cada tipo de conteúdo. Para isso, vá até “Publicações” e acesse “Melhores tipos de publicação”. Ali, você terá o desempenho de cada formato de conteúdo postado em sua página.

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Bem, essas são algumas métricas que você pode mensurar diretamente pelo Facebook Insights. Se você ainda não tem a nova versão, uma dica é usar seu Facebook em inglês. Geralmente, usuários com esse idioma conseguem o acesso aos novos recursos antes.

Se ele ainda não chegou, o que resta é aguardar.

Para ajudar ainda mais, sugiro que você baixe o Glossário de Métricas do Facebook. Nele, você vai encontrar a definição de todas as métricas e o que elas significam no Facebook.

Gostou das dicas de métricas? Tem mais alguma sugestão? Comente abaixo e nos ajude a aumentar este artigo!