Tecnologia

12 jul, 2022

Três formas como a telemetria aberta está mudando os departamentos de TI

Publicidade

Os benefícios do Telemetria Aberta (OpenTelemetry) vêm sendo revolucionários para empresas de todos os tamanhos e verticais, permitindo visualizar desempenho e disponibilidade de todos os componentes de software dos  ambientes de TI.

Telemetria Aberta é um padrão portátil para métricas, eventos, logs e rastreamentos (MELT), que transforma a coleção de telemetria em uma biblioteca. Em vez de ter que implantar agentes para monitorar a disponibilidade e o desempenho quando os aplicativos forem implantados em produção, o desenvolvedor agora também pode escrever código em seus aplicativos que gerarão dados de telemetria de integridade e desempenho uma vez executados em produção.

A nível organizacional, as vantagens são imensas. OpenTelemetry é o padrão que permite a visibilidade total em qualquer ambiente de TI e, quando combinado com ferramentas de análise de dados avançadas e recursos de IA e machine-learning, desbloqueia o potencial de observabilidade full-stack. Com a Telemetria Aberta e mecanismos de análise avançados, departamentos de TI podem obter insights em tempo real sobre o desempenho no stack de TI, para computação, armazenamento, rede e internet pública, desde o aplicativo voltado para o cliente até o back-end.

Em todos os setores do mercado as empresas estão reconhecendo a necessidade de visualizar de maneira total e unificada a disponibilidade e o desempenho de todo o seu ambiente de TI. Elas sabem que essa é a única maneira de enfrentar e superar os níveis crescentes de complexidade que seus departamentos de TI estão enfrentando, em uma época de computação cada vez mais dinâmica e fragmentada.

Os departamentos de TI estão cientes de que simplesmente não podem permitir nenhum deslize quando se trata do desempenho de TI. Eles estão operando em um ambiente em que os clientes têm tolerância zero para uma experiência digital ruim – quando um cliente encontra um problema com um aplicativo ou serviço digital, ele muda para uma marca alternativa e provavelmente nunca mais volta.

É por isso que a observabilidade full-stack se tornou uma prioridade tão crítica para os negócios das organizações. O último relatório da AppDynamics, The Journey to Observability, revelou que mais da metade de todas as empresas já iniciou sua transição para a observabilidade full-stack e outras 36% planejam fazê-lo nos próximos 12 meses. Isso significa que 90% das organizações estarão em algum lugar ao longo da jornada para a observabilidade full-stack em 2022.

A Telemetria Aberta desempenhará um papel importante na aceleração dessa transição para a observabilidade full-stack nos próximos 12 meses, fornecendo uma maneira fácil e econômica para os profissionais de TI terem maior visibilidade em seus ambientes de TI.

Mas, além de transformar a maneira como as organizações são capazes de otimizar o desempenho de TI e oferecer uma experiência digital perfeita, a Telemetria Aberta também sinaliza algumas mudanças significativas na maneira como os próprios departamentos de TI operam.

As principais mudanças trazidas pela Telemetria Aberta são:

  1. Visibilidade no tempo e processo de desenvolvimento 

Até agora, o foco das equipes de desenvolvedores era criar funcionalidades dentro de um determinado aplicativo para torná-lo o mais intuitivo, envolvente e fácil de usar possível. No entanto, com a Telemetria Aberta, geralmente são os desenvolvedores os responsáveis por inserir o código que fornecerá os dados sobre o desempenho quando o aplicativo estiver em um ambiente de produção ao vivo. Isso significa que os desenvolvedores, a partir de agora, precisam adotar uma abordagem mais ampla, garantindo que novos aplicativos e serviços digitais tenham os recursos para coletar essas informações de maneira consistente e precisa em todo o seu ciclo de vida.

  1. A liberdade para escolher as ferramentas certas

Outra grande mudança no departamento de TI é o fato de que a Telemetria Aberta oferece às equipes (seja ITOps, CloudOps ou SRE – Site Reliability Engineer) a liberdade de escolher as ferramentas que desejam para gerenciar a disponibilidade e o desempenho enquanto trabalham com os mesmos dados de telemetria. A Telemetria Aberta evita bloqueios de fornecedores e permite que os dados sejam duplicados e enviados para vários lugares ao mesmo tempo.

Em outras palavras, as equipes podem escolher a melhor ferramenta para seus próprios requisitos específicos de maneira fácil, flexível e econômica, e não ficam mais restritas a uma ferramenta de monitoramento que pode não fornecer a visibilidade necessária para um determinado projeto.

  1. Um foco total no processamento e correlação de dados Telemetria Aberta

A Telemetria Aberta é revolucionária na maneira como pode coletar dados de todo o stack de TI, mas não agrupa os dados e oferece uma visão mais global do desempenho. Portanto, para que os departamentos de TI aproveitem os benefícios da Telemetria Aberta, eles precisam encontrar uma maneira de consumir, processar e correlacionar esses dados brutos com outras fontes para obter insights focados nos negócios e tomar ações priorizadas.

A realidade é que a maioria das organizações continuará a implementar a observabilidade feita por agentes para monitorar e otimizar o desempenho em seus aplicativos mais importantes. Hoje, essas soluções fornecem uma visão mais profunda do que a Telemetria Aberta pode. Além disso, enquanto a Telemetria Aberta é focado exclusivamente no domínio da tecnologia, as melhores soluções de observabilidade full-stack fornecem insights em tempo real em nível de usuário e de negócios, permitindo que os departamentos de TI tomem decisões e priorizem ações com base nos resultados do cliente e do negócio.

Portanto, os departamentos de TI precisam garantir que tenham a plataforma de observabilidade full-stack correta para integrar os grandes volumes de dados de Telemetria Aberta que estarão gerando e fornecer as análises avançadas necessárias para tomar decisões focadas nos negócios.

Telemetria Aberta é a chave para acelerar a jornada para a observabilidade full-stack

De acordo com nossa pesquisa recente, 85% dos profissionais de TI acreditam que 2022 será um ano crucial em sua jornada rumo à observabilidade full-stack. Eles sabem que precisam continuar a expandir seus recursos de monitoramento nos próximos 12 meses para gerar maior visibilidade em seu ambiente de TI, principalmente em ambientes de microsserviços, contêineres e sem servidor.

A Telemetria Aberta agora é a chave para acelerar essa mudança para a observabilidade de pilha completa, fornecendo um nível de visibilidade da TI que simplesmente não era viável para a maioria das organizações até agora.

Os departamentos de TI que podem integrar o Telemetria Aberta com sucesso em suas estratégias de observabilidade têm uma oportunidade única de proporcionar um impacto revolucionário para suas organizações.