Avaliação de Airton Lopes / Depois do aspirador de pó, a nova missão dos robôs faxineiros é substituir a dupla esfregão e rodo. Com o diâmetro pouco maior que o de um DVD, o Scooba 230 lava locais com piso frio, como o banheiro e a cozinha. Abastecido com água e uma colher do líquido de limpeza que o acompanha (na falta dele, detergente neutro serve), o robô faz a faxina descrevendo um percurso caótico, mas que é determinado por sensores e cobre todo o cômodo. Ele não entra em vãos muito estreitos, mas alcança sujeira embaixo de móveis. Durante a passagem, o robô enxagua, esfrega e aspira o solo com um sistema a vácuo que manda a água suja para um reservatório exclusivo. E tudo é feito de forma silenciosa. O resultado é bom, mas exige a intervenção humana para que fique perfeito. Antes de ligar o Scooba 230 é preciso varrer o local para tirar detritos que possam enroscar na máquina. No final, uma nova vassourada é necessária para recolher pequenas pelotas de sujeira expelidas pelo robô.
Avaliação de Lucas Massao / Limpar a sua casa pode ser uma tarefa complicada no meio da correria cotidiana. Com isso em mente, o scooba 230 faz uma limpeza eficiente para você economizar seu tempo com a vassoura.
A limpeza do scooba 230 não é perfeita. Após o processo, ainda é preciso passar uma vassoura para limpas as bolinhas de sujeira deixadas para trás e o aparelho enrosca ao passar por cima de fios ou panos. Feito para quem quer facilitar a faxina, o robô não sai por menos de 900 reais.
Fonte: http://info.abril.com.br/reviews/acessorios/irobot-scooba-230.shtml