iMaster Developers

Rodrigo Lazoti

Rodrigo Lazoti

é Desenvolvedor de software há mais de 4 anos, utilizando Java, C#, Php, Asp e Delphi com diversos SGDB's. É Bacharel em Sistemas de Informação e possui as certificações SCJP (Sun Certified Java Programmer) e SCWCD (Sun Certified Web Component Developer). Mantém o blog http://www.rodrigolazoti.com.br
  • Publicou
    4
    Artigo(s)
    book
  • Visualizados
    1600
    Vezes
    eye
  • Desde
    2009
    clock
awardArtigos Publicados
Rodrigo Lazoti
Back-End
Herança de propriedades entre entidades com JPA

Muitas vezes temos várias entidades em um projeto que possuem propriedades em comum, como código ou nome, por exemplo. Para facilitar a criação dessas entidades pode-se criar uma superclasse, que não é uma entidade e que contenha as propriedades que serão herdadas pelas entidades. Vamos criar um cenário bem simples com duas entidades Cliente e…

Rodrigo Lazoti
Front End
Orientação a objetos em Javascript

Embora a maioria dos scripts feitos em Javascript seja feito utilizando utilizando programação estruturada, também pode-se utilizar os conceitos de orientação a objetos em Javascript. Para exemplificar, irei me basear em uma classe chamada Pessoa com atributos nome, idade e email, seus métodos getters e setters e um método chamado mostraValores que irá retornar uma…

Rodrigo Lazoti
Back-End
Descobrindo as exceptions encobertas pelo ADF Faces

Atualmente estou desenvolvendo um sistema utilizando ADF Faces na IDE da Oracle JDeveloper 10.1.3.4 e passei por um problema interessante. Estava ocorrendo um problema na minha aplicação mas não era gerado nenhuma exception no console, onde após determinada ação da aplicação era impresso no console apenas: 15/01/2009 17:32:31 oracle.adf.controller.faces.lifecycle.FacesPageLifecycle addMessage WARNING: JBO-29000: null Mensagem muito…

Rodrigo Lazoti
Back-End
Gerando Log de EJB com Interceptor e Log4J

Uma forma simples de gerar log de uma aplicação é utilizando bibliotecas como Log4J ou Commons Logging, mas ficar incluindo em todas as classes necessárias, chamadas a métodos para gerar log pode ser uma tarefa muito repetitiva. O Spring framework resolve esse problema utilizando AOP (programação orientada a aspectos), onde podemos criar uma classe que…

Publicidade