iMaster Developers

Francisco Thiago

Francisco Thiago

Francisco Thiago é desenvolvedor de Software há 15 anos. Já atuou nos setores público e privados, construindo soluções para as áreas de comércio, transporte, justiça entre outros. É entusiasta da troca de conhecimento, sendo coordenador de grupo de meetup em Maringá/PR. Hoje integra o time de desenvolvimento da DB1 Global software e é integrante do Comitê Técnico da DB1 Group.
  • Publicou
    6
    Artigo(s)
    book
  • Visualizados
    3600
    Vezes
    eye
  • Desde
    2019
    clock
awardArtigos Publicados
Francisco Thiago
código
SOLID de verdade – Open/Closed Principle (OCP)

Programar não é fácil, mas alterar um sistema é mais difícil ainda! O Open/Close Principle é uma boa solução para este problema. Porém, como vamos ver a seguir, nem sempre.

Francisco Thiago
Arquitetura de Informação
SOLID de verdade – Interface Segregation Principle (ISP)

De todos os princípios SOLID, o Interface Segregation Principle (ISP) parece ser um dos mais simples de ser compreendido e aplicado.

Francisco Thiago
código
SOLID de verdade – Dependency Inversion Principle (DIP)

Sabe o que é mais legal no desenvolvimento de software contemporâneo? Você escreve um código qualquer em C#, por exemplo.

Francisco Thiago
Arquitetura de Informação
SOLID de verdade – Single Responsability Principle (SRP)

Nas palavras de Robert Martin, o Single Responsability Principle (SRP) é o princípio SOLID mais mal compreendido. Será isso mesmo? É o que vamos descobrir.

Francisco Thiago
Software
Inversão de controle: Service Locator e Injeção de Dependência

Olá! Tudo bem? Neste artigo vou apresentar duas soluções que tornam possível a inversão de controle: Service Locator e Injeção de Dependência. Antes de prosseguir, no entanto, preciso dizer que esses padrões fazem sentido se você estiver seguindo o princípio da Inversão de dependência. E talvez você me pergunte: “Ah, mas os dois são a…

Francisco Thiago
Software
Migração de software na berlinda: o ponto de vista do fornecedor

Neste artigo abordo assuntos ligados à migração de software sob a ótica do fornecedor, também conhecido como fábricas de software. Ao longo do artigo vou usar o termo “migrar o software” com frequência, por isso, toda vez que você ler “migrar o software”, peço que entenda “atualizar a versão da linguagem” ou “adotar nova tecnologia”…

Publicidade