Dando seqüência aos nossos estudos, trazemos mais um recurso que o PHP5 nos traz com relação à OOP: os membros estáticos. O que difere uma propriedade ou método estático de propriedades e métodos de classe é o fato de se poder acessar um membro estático sem precisar instanciar a classe a que ele pertence. Este…
we are developers
- Publicou5Artigo(s)
- Visualizados2500Vezes
- Desde2011
O PHP5 nos permite implementar um novo modo de acesso a constantes e métodos estáticos (veremos métodos estáticos no próximo artigo). Dessa maneira possuímos resolução de escopo para as definições que são acessadas via operador de definição de escopo :: (dois pontos duplos). Para acessarmos uma constante de fora de uma determinada classe, podemos utilizar…
Olá amigos. O PHP5 implementa um aspecto importante da OOP: a visibilidade. E nesta versão possuímos 3 níveis de acesso: public, protected e private. Vamos conhecer cada um delas nas próximas linhas. Public: Todo atributo, propriedade ou método definido como public pode ser acessado de qualquer lugar da aplicação, é considerado global. Protected: Todo atributo,…
Prosseguindo a série, estudaremos o conceito e logo após a implementação de construtores e destrutores. Construtores São métodos executados no momento em que se instancia uma classe. Ou seja, ao criar um objeto de uma classe, o construtor é automaticamente executado caso esteja definido. No PHP5 temos a nomenclatura padrão __construct(), porém o modelo antigo,…
Quem nunca sofreu com aquele monte de includes no começo de um script PHP? Para aqueles desenvolvedores (maioria, inclusive eu) que implementam uma classe por arquivo e no fim das contas acabam com vários includes por script, existe agora um recurso chamado Autoload, que permite que o próprio PHP inclua dinamicamente as classes de acordo…