Xamarin é bem conhecida por suas populares ferramentas para construir aplicativos mobile cross-platform, e hoje a empresa lançou a versão 3.0 do seu serviço. Os destaques do lançamento são o Xamarin Designer for iOS, que praticamente substitui XCode, um builder de interface para criar apps para iOS em computadores Mac ou Windows, e o Xamarin.Forms, uma API para códigos compartilhados de interface de usuário para apps que rodem em iOS, Android e Windows Phone.
De acordo com o CEO da empresa Nat Friedman, o serviço possui atualmente 600 mil assinantes e ele acredita que a versão 3.0 é a melhor da Xamarin até o momento.
Antes dessa versão, a Xamarin só oferecia designer de interface de usuário para Android, mas nos dois últimos anos a empresa trabalhou para construir uma versão para iOS. Ela roda na IDE Studio da Xamarin e no Visual Studio, além de ser totalmente compatível com o formato de storyboard da Apple e suportar autolayout.
Para Friedman, o Designer for iOS é melhor que o Xcode em vários aspectos, com destaque para recursos mais intuitivos para lidar com eventos e para o fato de os usuários poderem ver um preview real de seus controles personalizados que não são apenas aproximações de representações pixel-perfect do produto final. Mas a grande atração é que a Xamarin agora permite que desenvolvedores no Windows construam apps para iOS sem a necessidade de usarem um Mac.
O Xamarin.Forms também é um grande lançamento da empresa. Tradicionalmente, a Xamarin sempre foi diferente de outras ferramentas de desenvolvimento cross-plataform porque separava a lógica do aplicativo da interface. O desenvolvedor podia compartilhar facilmente o código de seu aplicativo entre plataformas, mas geralmente tinha que desenvolver uma interface nativa para cada uma delas. Segundo Frieman, alguns dos clientes da empresa possuem grandes apps, e não querem escrever uma nova interface de usuário para cada tela em múltiplas plataformas.
Com o Forms, eles pegam uma API que lhes dá acesso a cerca de 40 controles diferentes (botões, barras de progresso, sliders etc.) que estão disponíveis em várias plataformas (eles também podem criar seus próprios controles). Se o dev quiser, pode misturar e combinar o Xamarin.Forms e a UI nativa. Quando o app é compilado, a Xamarin vai renderizar o código nativo, e não há virtualmente qualquer perda de desempenho ao usar essa camada de abstração da API.
Como parte da atualização de hoje, a empresa também adicionou suporte para a construção de apps iOS e Android usando a linguagem de programação F#, assim como para o NuGet, do .NET, e para os Projetos Compartilhados do Visual Studio 13, de forma a tornar mais fácil o compartilhamento de código cross-platform.
Além disso, a Xamarin anunciou a aquisição de uma divisão da Clarius Consulting, uma empresa de Buenos Aires, Argentina, que é um grande player no universo .NET.
Com informações de TechCrunch