A organização que mantém a plataforma de hardware open source Arduino anunciou hoje uma parceria com a Microsoft. O acordo faz do Windows 10 o primeiro sistema operacional certificado para desenvolvimento com a famosa placa de prototipagem. De acordo com o post em que a iniciativa foi detalhada, a ideia é que permitir que desenvolvedores criem “objetos inteligentes” utilizando a flexibilidade de hardware do Arduino e as capacidades de software do Windows.
Na publicação, os autores citam o exemplo hipotético de uma câmera de segurança, que poderia usar a placa para operar os movimentos de inclinação e giro do aparelho, enquanto interface do usuário e conexão com a nuvem poderiam ser desenvolvidos a partir da Universal Windows Platform, que permite funções ainda mais complexas, como processamento de imagem para detecção de movimento, reconhecimento facial e de voz.
Para desenvolver suas ideias, os criadores poderão utilizar o Windows Remote Arduino e o Windows Virtual Shields, que estão disponíveis como libraries de código aberto. O primeiro permite que os desenvolvedores acessem recursos dos dispositivos com Windows 10 como se estivessem conectados a um Shield, placas que aumentam as capacidades do Arduino. Já o Windows Virtual Shields garante acesso a recursos dos dispositivos Windows 10 remotamente.
“Por exemplo, o Lumia 530 contém uma grande quantidade de recursos do Arduino Shield e permite que designers/fabricantes juntem todos os componentes perfeitamente. Imagine ser capaz de criar um projeto Arduino que inclua GPS, conectividade web, display touch, tecnologias de voz e muito mais”, escreveu a Arduino em seu blog.
Com informações de Info