Em um evento em Santigo, Chile, realizado terça-feira, a Western Digital anunciou a chegada do WD My Cloud, um aparelho permite que o usuário armazene dados de seu computador, smartphone e tablet em uma “nuvem pessoal”, à qual apenas ele tem acesso.
Em apresentação para jornalistas, Ron Pack, diretor sênior de vendas para a América Latina, afirmou que o foco do produto está em unir conteúdos fragmentados em múltiplos dispositivos. Ele acrescentou que os usuários “estão insatisfeitos com os serviços de armazenamento em nuvem”. “Não sabemos onde está a informação [nesses serviços] e se está em um lugar seguro”, comentou. O executivo comparou o WD My Cloud com ferramentas como Dropbox e Google Drive, que oferecem cloud compunting em um sistema público de armazenamento de dados.
Para Oscar Rodriguez, gerente de vendas da divisão de soluções da WD, a questão da segurança foi um “gancho” para o produto. “Se ocorrer uma falha em algum desses serviços de nuvem pública, não sabemos onde estão nossas informações”. Rodriguez ressaltou a facilidade de saber exatamente onde estão seus arquivos pessoais ou de trabalho, e que com o dispositivo não há taxas mensais para expandir o espaço disponível. “Nós podemos ter o controle da informação”, concluiu.
Com uma linguagem mais leiga, o WD My Cloud funciona de forma semelhante a um HD externo. A diferença é que os dados e as informações guardadas ali podem ser acessados de qualquer dispositivo, seja no tablet ou em um notebook. É possível subir arquivos diretamente do celular para o aparelho que fica conectado à rede, em casa ou no escritório.
O gadget tem aproximadamente 17 cm de altura e vem em três versões diferentes, com capacidades de 2 TB, 3 TB e 4 TB. Por meio de um aplicativo móvel para Android e iOS, é possível encontrar tudo o que é enviado para a nuvem, mas é necessária uma conexão rápida. No computador, o dispositivo é compatível com os sistemas Windows 8, 7, Vista ou XP (SP 3), Mac OS X Mountain Lion, Lion ou Snow Leopard.
Há opções de backup para salvar as informações em outros locais, e o usuário consegue expandir a capacidade do My Cloud, conectando um disco rígido externo com porta USB 3.0. Serviços como Dropbox podem ser integrados à ferramenta, permitindo a transferência de arquivos em um só lugar. Um sistema de proteção por senha limita o acesso ao dispositivo.
O HD externo foi lançado em outubro de 2013 nos Estados Unidos. Segundo Daniel Parra, o diretor de marketing da América Latina, o dispositivo esgotou em algumas lojas, no mercado americano, em apenas três dias.
Parra explicou que, no Brasil, o contato com os varejistas parceiros já está acontecendo e que ainda falta concluir processos de regulação técnica no país, como certificação e adaptação dos cabos e tomadas de alimentação aparelho. Uma versão do My Cloud, mais profissional, voltada para empresas, também deve chegar ao mercado. A previsão é de que o dispositivo esteja disponível dentro de dois a três meses.
Os preços oficiais ainda não estão disponíveis. A estimativa de custo está entre US$ 199 e R$ 299, variando conforme a capacidade de armazenamento.
Com informações de Revista W