Jogos em dispositivos de todos os tipos poderão, em breve, rodar melhor, porque o Vulkan, sucessor do OpenGL, foi finalmente lançado oficialmente. O novo padrão dá aos desenvolvedores acesso low-level aos gráficos on-chip, ajudando-os a evitar as camadas de sobrecarga de hardware que normalmente diminuem a velocidade dos jogos. Khronos, o grupo de código aberto por trás do padrão, afirmou que o Vulkan também reduz a sobrecarga de CPU e melhora o desempenho multi-threaded.
Adiada por vários meses, a versão 1.0 é baseada no padrão proprietário Mantle da AMD. Uma tecnologia semelhante é usada nos consoles Xbox One e PS4 para ajudá-los a aproveitar ao máximo suas especificações relativamente modestas.
Leia mais:
- LibreOffice 5.0.2 implementa OpenGL 3D e melhora suporte com Docx
- Estúdios brasileiros de games já apostam na realidade virtual
No lado do PC, o Vulkan vai suportar Linux e Windows 7, 8.1 e 10. Até agora, drivers oficiais estão disponíveis para gráficos Intel e produtos da NVIDIA. A AMD tem drivers beta, mas ainda não lançou uma versão final. O suporte para hardware low-level no Vulkan o torna semelhante ao DirectX 12, que a Microsoft lançou em 2014. Segundo o site Engadget, o DirectX 12 ainda será popular entre os desenvolvedores de games no Windows 10, mas o Vulkan tem a vantagem de funcionar sistemas Windows mais antigos. Como sucessor do OpenGL, ele também poderá atrair desenvolvedores como a Adobe, que usa o OpenGL para o Photoshop e outros aplicativos. Para apps que não necessitam de máximo de desempenho, o Khronos ainda vai suportar e atualizar o OpenGL.
No mobile, a Qualcomm anunciou hoje que o seu processador Snapdragon 820 será o primeiro a funcionar bem com o Vulkan. Mais especificamente, a GPU Adreno 530 vai suportar o framework de gráficos e de computação, o que significa que as aplicações que exigem poder de processamento adicional poderão aproveitar o GPU. A empresa também se comprometeu a adicionar drivers para outras Adrenos na faixa 4xx e 5xx, então é provável que mais fabricantes de chips ofereçam suporte em breve.
Inicialmente, a Apple fez parte do grupo de trabalho Khronos, mas afastou-se para desenvolver sua API Metal (ela ainda é um membro do consórcio Khronos). Dispositivos Mac e iOS usam a API Metal, que oferece aos desenvolvedores uma mistura de acesso a gráficos de baixo e de alto nível. Dito isso, o Imagine, que projeta os núcleos PowerVR dentro do iPhone e do iPad, faz parte do grupo de Khronos, portanto, o suporte para o padrão pode vir em algum momento.
O padrão Vulkan Também é importante para a Valve, que quer realizar grandes melhorias de desempenho no hardware modesto de suas Steam Machines. No entanto, até agora não existem jogos Vulkan que usam o motor Source 2 da Valve. Por enquanto, o único jogo baseado em Vulkan lançado oficialmente é The Talos Principal, que deverá estar disponível em breve no Steam.
Com informações de Engadget