Desenvolvimento

15 abr, 2016

Visual Studio Code da Microsoft chega à versão 1.0

Publicidade

Visual Studio Code (VS Code), editor de texto multiplataforma da Microsoft para desenvolvedores, chegou à versão 1.0 hoje, depois de cerca de um ano em beta. A empresa diz que mais de 500 mil desenvolvedores agora usam ativamente a aplicação mensalmente.

O lançamento do VS Code foi uma grande surpresa na conferência Build do ano passado. Afinal, a Microsoft nunca tinha oferecido um editor de código para OS X e Linux antes – e definitivamente não sob a marca Visual Studio.

Quando a Microsoft lançou a novidade, ainda faltava extensibilidade, e o código para o VS Code não era open source. Desde então, a empresa corrigiu esses dois problemas.

[awprm urls=https://imasters.com.br/desenvolvimento/visual_studio/conheca-o-microsoft-visual-studio-code-ide/,https://imasters.com.br/noticia/usuarios-do-visual-studio-vao-ter-o-xamarin-gratuitamente/]

A Microsoft abriu as APIs necessárias para permitir que os desenvolvedores criem extensões para o editor e, até agora, a comunidade já construiu mais de 1.000 extensões. Isso também significa o VS Code agora suporta mais linguagens do que antes (o foco original era principalmente em JavaScript e TypeScript). Graças a essas extensões, o VS Code agora também pode ser usado para escrever aplicações em Node.js, Go, C++, Python, PHP e muito mais.

Poucos meses após o lançamento inicial, a Microsoft tornou a aplicação open source e disponibilizou o código no GitHub.

A equipe do VS Code promete continuar com foco em quesitos básicos. “Desempenho, estabilidade, acessibilidade e compatibilidade são de extrema importância para os nossos usuários e também para nós”, escreveu a empresa.

Com informações de TechCrunch