Tecnologia

22 jan, 2010

Vimeo também passa a usar HTML5 e a dispensar o Flash

Publicidade

Recentemente o YouTube anunciou a opção de exibir seus vídeos em um player baseado unicamente em HTML5, que dispensa o plugin do Flash. Logo na seqüência o Vimeo – provavelmente o principal concorrente do Google na área de vídeos sob demanda on-line – deu a seus usuários também a opção de assistir a vídeos via HTML5.

As vantagens e restrições são basicamente as mesmas que o YouTube apresenta. Usuários do Firefox (mesmo na recém-lançada versão 3.6) continuarão sem opção além de usar o Flash Player. Isto porque o codec Ogg Theora – o único com o qual o Firefox é compatível – não será suportado pelo Vimeo, apenas o codec H-264. Segundo o blog da equipe do Vimeo, essa escolha foi feita porque “no momento, h264 nos permite a maior flexibilidade para exibir [vídeos] em diversos aparelhos e players com o mesmo arquivo.”

Além de apenas ser compatível apenas com o Chrome, Safari e o Internet Explorer com o Chrome Frame, os vídeos não serão exibidos em tela cheia, e apenas cerca de 65% dos vídeos atualmente hospedados na plataforma serão imediatamente passíveis de serem exibidos via HTML5. Dito isso, quem quiser clicar no link “Switch to HTML5 player” sob os vídeos poderá esperar uma performance mais rápida e leve do que com a utilização do plugin do Flash.

Por Juarez Lencioni Maccarini