Desenvolvimento

11 abr, 2013

Videogame ensina a crianças como programar em Java

Publicidade

Um videogame em primeira pessoa e gratuito foi criado com o objetivo de ensinar a linguagem de programação Java.

Chamado de CodeSpells, o jogo foi desenvolvido por uma equipe da Universidade da Califórnia em San Diego, e passou no primeiro teste, com um grupo de 40 meninas com idades entre 10 e 12 anos.

Ensinar informática abaixo do nível universitário é difícil, principalmente pela dificuldade em encontrar professores qualificados para lidar com estudantes em nível básico. Por isso, o professor William Griswold e seus alunos se propuseram a encontrar uma maneira de atingir esses alunos fora da sala de aula.

Eles projetaram um jogo em primeira pessoa para manter as crianças envolvidas enquanto lidam com as dificuldades de programação, que poderiam ser frustrantes e desanimadoras em um aprendizado normal.

No CodeSpells, o jogador é um mago chegando a uma terra habitada por gnomos. Os gnomos também tinham sua mágica, mas a perderam em algum ponto. O mago deve, então, ajudar os gnomos a reencontrar sua mágica.

Sem saber, o jogador escreve seus feitiços em Java – são sete magias disponíveis, incluindo levitar objetos dentro do jogo, voar e fazer fogo. Os jogadores também podem ganhar distintivos realizando missões simples, que os ajudam a dominar as magias do jogo.

Entre as missões estão atravessar um rio, resgatar um gnomo do telhado de sua casa, onde ele ficou preso e acender uma grande fogueira.

Quando os jogadores completam o primeiro nível do jogo, eles já aprenderam os principais componentes da linguagem de programação Java, como parâmetros, declarações for e if, loops e loops while, entre outras habilidades.

“Esperamos que eles fiquem tão viciados em aprender programação quanto ficam com os jogos de videogame,” disse Stephen Foster, que programou o jogo com sua colega Sarah Esper.

O jogo – totalmente em inglês – está disponível gratuitamente neste link.

Abaixo, um vídeo com a apresentação do game:

Com informações de Inovação Tecnológica