Com a última versão do Google Earth liberada há mais de seis meses (mais especificamente em novembro de 2009), já era esperado que algumas novidades no programa aparecessem. E elas vieram em peso. A versão 5.2 do programa de mapas para desktop do Google foi liberada ontem e, com ela, a habilidade de ver e gravar trilhas ou importá-las de um GPS, um navegador embutido e melhorias na versão paga do programa.
A habilidade de importar dados de um GPS já estava disponível desde a versão 5.0 do programa, mas agora também é possível importar dados como altura, velocidade, entre outros. Além disso, com a trilha já importada, é possível ver uma animação que mostra passo a passo o caminho andado.
No post do blog oficial anunciando as novidades, o diretor de produtos do Google Earth, Peter Birch, mostrou um vídeo da animação criada com o caminho que ele percorreu de bicicleta até chegar no escritório:
O novo Google Earth também conta com uma versão do Google Chrome embutida, que permite visualizar páginas da web direto do programa. O navegador é usado principalmente para ver locais no Google Maps sem precisar sair do programa ou abrir um navegador separado, embora essa opção esteja disponível no canto superior direito. Não é possível digitar URLs, mas o programa dá acesso à página de pesquisas do Google, o que é basicamente a mesma coisa de digitar endereços web.
A versão paga (que custa 400 dólares) traz informações sobre a densidade populacional e tráfego de certas áreas, além de contar com suporte para o sistema de grades MGRS.
Segundo a empresa, o Google Earth já foi baixado mais de 700 milhões de vezes. A nova versão está disponível para Windows e Mac OS X e pode ser baixada neste link.
Por Rafael Silva