A Swift 3.1 foi lançada oficialmente ontem. Essa é uma versão menor da linguagem de programação que contém melhorias e refinamentos para a Biblioteca Padrão. Graças aos esforços da IBM e de outros membros da comunidade, ela também inclui muitas atualizações para a implementação Linux da Swift. Além disso, o compilador Swift 3.1 agora precompila automaticamente cabeçalhos do Objective-C, o que pode acelerar builds de configuração de depuração de projetos de fontes mistas.
Entre as atualizações presentes nessa versão da linguagem estão nova sequência de membros de protocolo, inicializadores de conversão numéricos melhorados, depreciação e substituição de UnsafeMutablePointer.initialize, e melhorias na implementação Linux.
[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/estudo-aponta-que-devs-ios-estao-substituindo-objective-c-pela-swift/,https://imasters.com.br/noticia/swift-entra-no-top-10-do-indice-tiobe-pela-primeira-vez/]
O fonte da Swift 3.1 é compatível com a Swift 3.0. Para ajudar a atualizar para a Swift 3.1 a partir de versões anteriores, o Xcode 8.3 contém um migrador de código que pode lidar automaticamente com muitas das mudanças de fonte necessárias. Há também um guia de migração disponível para ajudá-lo com as mudanças.
Uma versão atualizada da The Swift Programming Language para Swift 3.1 está disponível em Swift.org.
Binários oficiais para Ubuntu 14.04, Ubuntu 16.04 e Ubuntu 16.10 estão disponíveis para download. Para desenvolvimento nas plataformas na Apple, o Swift 3.1 chega como parte do Xcode 8.3.
Detalhes, como atualizações no Swift Package Manager, podem ser conferidos no anúncio oficial.