A aproximação do lançamento dos primeiros acessórios da Valve para propiciar streaming de jogos está se transformando em mais um pesadelo do que no sonho que deveria ser para os fãs. A chegada do Steam Link, aparelho que vai permitir o streaming de títulos do computador para a TV, do Steam Controller e do sistema operacional SteamOS está causando dor de cabeça para usuários de Mac e Linux, que são surpreendidos por problemas de compatibilidade e retirada de jogos do ar.
A primeira questão está relaciona ao aparelho de transmissão, que será lançado no dia 10 de novembro – apesar de muita gente que fez a compra antecipada em junho, quando as encomendas foram abertas, já estar com seus aparelhos nas mãos. Antes do recebimento, porém, muitos usuários foram notificados sobre problemas de compatibilidade entre o Steam Link e o Mac OS X que poderiam prejudicar ou impedir o streaming de games para a televisão.
As falhas parecem ser graves o suficiente para que a Valve oferecesse o cancelamento das pré-compras, com reembolso total do valor pago, além de uma licença gratuita do Valve Complete Pack, pacote que contém todos os jogos já lançados pela empresa. A coletânea custa R$ 169,99 no Steam.
No entanto, o problema mais grave acontece com o SteamOS, sistema operacional que roda por trás das Steam Machines, as máquinas que fazem as vezes de PC e console de mesa. Os aparelhos também parecem estar tendo problemas com a arquitetura Linux, fazendo com que pelo menos 35 games percam o status de compatíveis com o pinguim na loja online da Valve.
Nesse ponto, a companhia não se pronunciou sobre o assunto. A lista exata de jogos que perderam o suporte também não foi revelada, uma vez que a descoberta deles aconteceu por meio de uma comparação entre a quantidade total de entradas no banco de dados antes e depois da mudança que deu fim à indicação de compatibilidade.
Entretanto, títulos como Starbound e Evoland já foram identificados como vítimas da mudança. Mesmo não sendo mais possível adquirir a versão Linux dos títulos, eles ainda aparecem nas listas de licenças daqueles que haviam feito a aquisição anteriormente e, pelo menos na teoria, os usuários podem efetivamente testá-los em suas Steam Machines quando estiverem com elas, embora não exista mais nenhuma garantia de funcionamento.
Uma especulação possível é a necessidade de instalação de sistemas de terceiros, como Air ou Flash, que podem não funcionar muito bem no SteamOS. Como tal uso pode causar anomalias de funcionamento, a ideia é que a Valve teria removido o suporte até que possa garantir a compatibilidade ou, então, que os fabricantes lancem versões que não dependam de tais estruturas.
Como a Valve não falou em reembolso para esse caso, a esperança é que os problemas sejam passageiros e que a companhia esteja trabalhando para resolvê-los.
Com informações de Canaltech