Carreira Dev

17 out, 2007

Usuário pode restaurar seu PC ao estado original em caso de migração para software pirata

Publicidade

CD de recuperação do Insigne garante que os usuários do Computador para Todos possam abandonar o software pirata, muitas vezes instalado por um amigo ou suporte técnico ilegal. Medida evita a pirataria.

Alguns usuários de PC que adquiriram seu equipamento com o sistema operacional Insigne, como parte do programa de inclusão digital do governo federal, têm acessado ao serviço de suporte da Insigne para saber como deixar o seu computador como ele foi comprado na loja.

A maioria destes pedidos de informação é de pessoas que trocaram o sistema operacional Insigne – que acompanha a máquina- pelo Windows não legalizado. O motivo, segundo estes usuários, é que eles fizeram a troca motivados por sugestões de amigos, parentes e empresas de suporte de informática.

“Muitos usuários não gostaram da migração para o Windows e preferiram voltar ao Insigne, mas uma boa parte estava preocupada com a perda da garantia do PC em alguns casos”, explica João Pereira da Silva Jr., presidente da Insigne Free Software do Brasil. “Notamos que a migração é, em sua maioria, desfeita por estes dois principais motivos. Quem fez a migração e gostou não tem porque voltar. É uma opção do usuário que respeitamos”.

Para eliminar erros na re-configuração do PC ao seu estado original, a Insigne fornece um CD de recuperação que é entregue ao usuário juntamente com o PC que ele comprou na loja. O CD faz a formatação do disco rígido e reinstala o sistema Insigne novamente. Com isso, são reinstalados todos os drives necessários para fazer funcionar o equipamento e seus periféricos e também acessar à Interntet.

O sistema também devolve ao usuário todos os 26 programas legalizados – e em Português – que acompanham o Insigne, e que são necessários para escrever cartas, documentos, montar um planilha ou apresentação, além de outros aplicativos, como por exemplo, para desenho, multimídia e outros.