CD de recuperação do Insigne garante que os usuários do Computador para Todos possam abandonar o software pirata, muitas vezes instalado por um amigo ou suporte técnico ilegal. Medida evita a pirataria.
Alguns usuários de PC que adquiriram seu equipamento com o sistema operacional Insigne, como parte do programa de inclusão digital do governo federal, têm acessado ao serviço de suporte da Insigne para saber como deixar o seu computador como ele foi comprado na loja.
A maioria destes pedidos de informação é de pessoas que trocaram o sistema operacional Insigne – que acompanha a máquina- pelo Windows não legalizado. O motivo, segundo estes usuários, é que eles fizeram a troca motivados por sugestões de amigos, parentes e empresas de suporte de informática.
“Muitos usuários não gostaram da migração para o Windows e preferiram voltar ao Insigne, mas uma boa parte estava preocupada com a perda da garantia do PC em alguns casos”, explica João Pereira da Silva Jr., presidente da Insigne Free Software do Brasil. “Notamos que a migração é, em sua maioria, desfeita por estes dois principais motivos. Quem fez a migração e gostou não tem porque voltar. É uma opção do usuário que respeitamos”.
Para eliminar erros na re-configuração do PC ao seu estado original, a Insigne fornece um CD de recuperação que é entregue ao usuário juntamente com o PC que ele comprou na loja. O CD faz a formatação do disco rígido e reinstala o sistema Insigne novamente. Com isso, são reinstalados todos os drives necessários para fazer funcionar o equipamento e seus periféricos e também acessar à Interntet.
O sistema também devolve ao usuário todos os 26 programas legalizados – e em Português – que acompanham o Insigne, e que são necessários para escrever cartas, documentos, montar um planilha ou apresentação, além de outros aplicativos, como por exemplo, para desenho, multimídia e outros.