Carreira Dev

23 out, 2007

UNICAMP terá novo modelo de hospedagem da informação

Publicidade

Desenvolvido sob mentoring da Dextra, sistema foi motivado pelo aumento de acessos no processo de matrícula semestral dos alunos

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) contará com um novo sistema de hospedagem da informação, para aumento de performance e melhor aproveitamento por parte dos usuários de sistemas desenvolvidos na plataforma Java EE, como é o caso do Sistema de Informação de Gestão Acadêmica (SIGA) e do SIAD (Sistemas de Informações Administrativas).

A criação de um novo sistema foi motivada pelo aumento do número de acessos aos sistemas corporativos – especialmente por parte dos alunos no processo semestral de alteração de matrícula – e pela implantação de outros sistemas em Java EE.

A partir dessa demanda, a Diretoria de Suporte de Software do Centro de Computação da Unicamp (DSSOF) estudou uma nova forma de atender os requisitos de cluster exigidos em licitações para novos sistemas de informação. “Principalmente requisitos com relação a balanceamento, eliminação dos pontos de falha da estrutura”, conta Paulo Moraes, gerente responsável do Centro de Computação da Unicamp (CCUEC).

Pela abrangência dos novos conceitos, a Dextra Sistemas foi contratada para direcionar os estudos de JBoss Cluster através de consultoria e mentoring. “A consultoria foi fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências relacionadas aos conceitos sobre JBoss Cluster e validação da arquitetura. A experiência contribuiu com excelência, pois agregou conhecimento de mercado, da arquitetura, dos riscos e tendências”, enfatiza Moraes.

De acordo com o arquiteto de sistemas Java EE, Bill Coutinho, da Dextra, a consultoria à universidade foi toda baseada no know-how da empresa na área de arquitetura de sistemas, com a organização de reuniões sobre modelagem e laboratórios. “Valorizamos muito também as tendências tecnológicas de mercado, mas sempre focados nos padrões de fato de tecnologia.”

Modelos

O ambiente de produção atual tem servidores de aplicação trabalhando isolados. Já o novo modelo propõe uma arquitetura em camadas, usando conceitos e tecnologias de alta disponibilidade e tolerância a falhas. Entre os benefícios, estão o aumento de performance e aproveitamento de recursos através do balanceamento de carga, além de escalabilidade e flexibilização de manutenções e upgrades.

O trabalho durou onze meses e teve a participação de 17 pessoas de diversas áreas do CCUEC, entre eles analistas de suporte, de banco de dados, rede e arquitetos. O funcionamento definitivo do novo modelo de hospedagem, previsto para fevereiro de 2008, será precedido pela instalação de outros projetos para viabilizar a implantação do sistema no ambiente de produção.