O Twitpic, popular serviço de compartilhamento de fotos e vídeos, vai encerrar suas atividades no dia 25 de setembro, depois de forte pressão do Twitter. O microblog exigiu que o site mudasse de nome – se isso não acontecesse, iria bloquear o acesso à sua API. O app garante estar trabalhando em uma ferramenta para que os usuários possam fazer backup de suas fotos.
Em nota, Noah Everett, fundador do Twitpic, afirmou que a divergência com o Twitter veio em forma de ameaça. Se o nome não fosse alterado, o serviço deixaria de ter acesso à API do microblog, perdendo acesso à sua principal plataforma de atuação junto aos seus usuários.
A decisão de encerrar o site foi uma forma de evitar ações na justiça contra uma companhia de grande capital. “Infelizmente não temos recursos para nos defendermos de uma grande empresa como o Twitter. Gostaríamos de manter nossa marca, que acreditamos ser nossa por direito. Dessa maneira, decidimos encerrar o Twitpic”, disse Everett.
A marca Twitpic existe desde 2008, mas só foi registrada em 2009. O serviço online já foi um dos mais utilizados pelos usuários do Twitter para compartilhar fotos e vídeos.
Com informações de Techtudo