Em 2014, a Apple, durante a Worldwide Developers Conference (WWDC), lançou a linguagem de programação Swift, que chegou para substituir sua linguagem de desenvolvimento de aplicativos móveis nativo, o Objective-C. De lá pra cá, a empresa fez várias ações para propagar a nova linguagem, e as investidas da parecem ter dado certo pois, como mostra o índice TIOBE, a Swift já está na lista de linguagens de programação mais usadas por desenvolvedores e continua crescendo bastante. O ranking mostra as posições das linguagens no ano passado em comparação já com este ano.
Em 2016, a Swift apareceu em 14º lugar no Índice TIOBE, e agora subiu quatro posições, chegando ao 10º e aparecendo pela primeira vez no Top 10 do índice. Esse fato é admirável, já que ela é a mais nova dentre as nove que encabeçam essa lista, e ainda é a que cresce mais rapidamente.
[awprm urls=https://imasters.com.br/mobile/desenvolvendo-com-swift-3-0/,https://imasters.com.br/noticia/estudo-aponta-que-devs-ios-estao-substituindo-objective-c-pela-swift/]
Enquanto a Swift cresce, o primeiro lugar continua sendo da linguagem Java, com mais de 16% dos desenvolvedores utilizando-a. Já o Objective-C, preferida anteriormente pela Apple, mantém sua lenta e constante queda no ranking, e agora está na 16ª posição.
Confira detalhes no site MacMagazine.