A Valve anunciou ontem que os jogadores poderão pedir o reembolso caso se arrependam da compra de um game e obter todo o valor pago sem precisar apelar para qualquer tipo de burocracia.
Entretanto, conforme detalhado pela companhia em seu site oficial, há requisitos que precisam ser cumpridos para que você tenha direito ao pedido do seu dinheiro de volta: apenas títulos comprados nos últimos 14 dias e jogados por menos de duas horas serão considerados válidos para devolução.
Não é preciso justificar o porquê do arrependimento, nem procurar uma explicação razoável para convencer a Valve a devolver o dinheiro. Com isso, jogos que prometeram demais e entregaram de menos, lançamentos problemáticos e até mesmo aquela compra impensada de um jogo que não roda em seu PC deixam de ser um problema na sua fatura do cartão de crédito.
Além disso, o Steam garante que a novidade estará disponível não apenas para games, mas para os demais conteúdos relacionados que são ofertados em sua loja. Isso inclui DLCs, bundles e pré-compras de títulos que só serão lançados futuramente. Créditos para a Steam Wallet também podem ser reembolsados. Por outro lado, isso não se aplica a conteúdos comprados em outros sites, como é o caso do Humble Bundle.
De acordo com a empresa, os reembolsos foram adicionados ao sistema para diminuir os riscos de se comprar no Steam e tornar toda a experiência mais amigável aos jogadores e que isso não significa oferecer games de graça. Assim, caso identifique que você esteja tentando fraudar o site, ela pode simplesmente cortar o seu direito de pedir o dinheiro de volta no futuro.
Por outro lado, para tranquilizar os usuários honestos, a companhia traz um exemplo prático do que não é considerado fraude. Como descrito em seu site, se você comprar um título e ele entrar em promoção pouco tempo depois, é possível fazer a devolução — contanto que as exigências citadas anteriormente sejam cumpridas — e comprá-lo novamente pelo preço reduzido.
Essa foi a forma que a Valve encontrou de acabar com uma das principais críticas relacionadas ao seu sistema de vendas. Com isso, ela não só acaba com as incertezas do consumidor na hora de comprar algo, como ainda torna tudo mais simples e amigável — e, por consequência, atraente — para o seu público.
Com informações de Canaltech