A Qualcomm revelou nesta quarta-feira, 2, mais detalhes sobre seu novo processador para dispositivos móveis, o Snapdragon 820. Segunda a empresa, o chipset terá o dobro da velocidade e da eficiência de seu atual top de linha, o Snapdragon 810.
De acordo com a Qualcomm, seu novo chipset foi desenvolvido sob o conceito de computação heterogênea – isto é, a habilidade de combinar núcleos com funções diferentes, como CPU, GPU e DSP, para alcançar níveis de performance e economia de energia “até então inalcançáveis”, em vez de usar o mesmo núcleo para diferentes tarefas.
O chipset vai combinar a GPU Adreno 530, o DSP Hexagon 680 e uma nova CPU de 64 bits criada pela Qualcomm, chamada Kryo. Segunda a empresa, o processador poderá atingir um clock máximo de 2.2GHz, enquanto o Snapdragon 810 tinha capacidade para alcançar 2GHz.
O empenho da Qualcomm em desenvolver um novo processador ainda mais potente do que os disponíveis atualmente no mercado pode ser uma resposta aos problemas relatados por fabricantes com o Snapdragon 810, que sofria com superaquecimento. A Samsung, por exemplo, preferiu utilizar o Snapdragon 808 em sua linha de smartphones tops de linha, assim como outras marcas.
Para saber se o Snapdragon 820 realmente cumpre o que promete, é preciso esperar até que o chipset seja introduzido ao mercado, o que deve acontecer em 2016. Rumores apontam que o Samsung Galaxy S7 e o HTC 02 serão os primeiros a trazer o novo processador.
***
Com informações de Olhar Digital