A utilização de banda larga móvel registrou crescimento de 30% ao ano, de acordo com relatório publicado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em conjunto com a União Internacional de Telecomunicações (UIT), órgão da ONU para tecnologias da informação.
O documento, que foi publicado no último sábado, indicou que, até o final de 2013, o número de conexões de banda larga móvel vai superar em três vezes as conexões fixas em todo o mundo. O Brasil ocupa a 44ª posição dos países com maior índice de penetração per capita da banda larga móvel, com 36,6% de conexões. Cingapura lidera esse quesito, com 123,3% de utilização per capita.
Segundo o relatório da UNESCO, mais de 70 nações têm mais da metade de sua população online. O Brasil está na 72ª posição da lista, com 49,8% dos cidadãos conectados.
Outro índice estudado pela instituição se refere à utilização doméstica da banda larga. Com mais de 97% das residências conectadas, a Coreia do Sul é a nação que mais disseminou essa tecnologia entre seus habitantes.
Entretanto, a desigualdade entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos é visível. Hamadoun I. Touré, secretário-geral da UIT, afirmou que mais de 90% dos habitantes das 49 nações com menor nível de desenvolvimento ainda não contam com nenhum acesso pleno à Internet.
Com informações de Info