Nesta matéria procurei mostrar como
aplicar o principio de alinhamento e harmonia para estabelecer
uma relação entre texto/imagem.
Quando um internauta entra em um site, ele
procura por informação, podendo ser uma imagem (dando mais
valor a imagem do que no texto), um texto (dando mais ênfase
ao texto e menos valor a imagem) ou ambos (estabelecendo uma
relação harmônica entre o texto e a imagem).
Se o objetivo é fazer com que o usuário siga
uma ordem, é preciso formular uma estrutura para que as pessoas
possam interpretar a informação; o pulo do gato é “preparar
todo o terreno” para depois decidir entre: dar valor ao texto
ou dar valor à imagem, ou estabelecer um conjunto de elementos
(ou uma imagem por si só) e atribui-lo(s) a uma estrutura
conjunta ao texto, ta difícil? Bem, vou explicar melhor: antes
de se preocupar com a relação texto/imagem, procure ver qual
é o objetivo do projeto, para quem é a comunicação (público
alvo), qual o conteúdo, o que se pretende com o projeto…Pois
na verdade essas aquisições são necessárias para a criação
de toda a estrutura, porque é preciso adequar toda esta estrutura
ao conteúdo, ao público-alvo, aos objetivos propostos pelo
cliente…
Depois de todo esse processo agora vamos nos
preocupar com a interface, vamos começar a definir o formato,
vamos decidir onde vão ficar cada tipo de elemento, onde estará
o texto, onde ficará aquela imagem principal, aquele banner…É
nessa hora que vamos decidir qual elemento vai passar a informação
principal, será um texto ou uma imagem? Bem, textos simples
são mais fáceis de se entender do que diagramas simples. Em
situações mais complicadas, as imagens saem ganhando.
O designer tem de se preocupar com o conteúdo
do produto, por exemplo: se o produto é uma receita de bolo,
nessa receita usa-se seis ingredientes, no topo da página
tem os links de cada ingrediente, clicamos em farinha, abre
uma outra pagina, nessa pagina do lado direito tem uma imagem
do saco de farinha, do lado esquerdo tem um texto explicando
o que fazer com a farinha.Este foi um exemplo de cenário (é
um tipo de relação entre texto e imagem).
Existem quatro tipos de relação
entre texto imagem:
Redundante – os mesmos elementos
são reproduzidos visual e verbalmente, repetindo as idéias
principais e contando a mesma história.
Complementar – textos e imagens
apresentam conteúdos diferentes. É preciso ver os dois modos
para que se entendam as idéias principais.
Cenário – um dos elementos
define um cenário (ou ambiente) e conta a situação. O segundo
conta uma história dentro desse ambiente.
Suplementar – os conteúdos
de texto e imagem são diferentes. Um modo domina, mandando
as idéias principais, enquanto o outro reforça, elabora ou
explica.
É sempre bom recordar que o usuário normalmente
não segue a ordem proposta, ele esta em busca de informação,
e esta deve ser reforçada. Conectar o texto a imagem, relacionando-os
através de legendas e índices, é uma saída, pois auxilia o
leitor a entender o que esta sendo passado.
Caso o conceito seja difícil, é bom reforçá-lo
com redundância, detalhando a imagem ou repetindo a informação
no texto.
Chegamos ao fim! Nesta pequenina matéria eu
procurei mostrar de uma forma bem resumida a importância de
determinar a relação entre texto/imagem.
Agora que você já sabe como realizar esta façanha,
não esqueça de sempre procurar saber qual os objetivos, para
quem é a comunicação…depois defina como vai ser a estrutura,
analise o conteúdo, classifique-o como simples ou complexo
e depois decida qual dos quatro tipos de relação entre imagem
e texto você irá aplicar a seu produto.
Um abraço a todos.