A Microsoft anunciou que o Query Store agora está ativo em todos os bancos de dados do Azure SQL, o que inclui o Elastic Pools, a fim de trazer benefícios tanto para os usuários finais, como para toda a plataforma de banco de dados Azure SQL.
O Query Store funciona como um “gravador de dados de voo” para bases de dados que recolhem todas as informações críticas sobre as consultas. Ele reduz o tempo de resolução em caso de incidentes de desempenho como pré-coletados, além dos dados relevantes estarem disponíveis de acordo com sua exigência e sem qualquer tipo de atraso.
Agora, os usuários podem usar o Query Store tanto para monitorar o desempenho, como para garantir a previsibilidade do desempenho do banco de dados quando ela é fundamental. Abaixo estão alguns exemplos que a empresa forneceu em seu blog oficial, onde a Query Store está ajudando a melhorar sua produtividade:
- Identificar e corrigir regressões de desempenho de aplicações;
- Ajustando as queries mais caras, considerando as diferentes métricas de consumo (tempo decorrido, tempo de CPU, memória usada, operações de leitura e gravação, log I/O etc);
- Mantendo a estabilidade de desempenho com nível de compatibilidade 130 no banco de dados Azure SQL;
- Avaliando o impacto de qualquer aplicação ou alteração de configuração;
- Identificar e melhorar as cargas de trabalho ad hoc.
O Query Store também fornece a base para monitorar o desempenho juntamente com o ajuste de recursos, como o SQL Database Advisor. Com o Query Store ativado, a Microsoft afirma ter assegurado que todas as informações relevantes sobre as consultas mais críticas estejam disponíveis quando você abre o gráfico de consultas no SQL Database Performance Insights pela primeira vez.
A empresa declarou: “É altamente recomendável manter o Query Store ativado. Graças a uma configuração padrão ideal e a uma política de retenção automática, o Query Store opera continuamente usando uma parte insignificante do espaço do banco de dados com uma sobrecarga de desempenho negligenciável, geralmente na faixa de 1-2%”.
***
Com informações de C-sharpconer



