Somente três 3 meses depois de a Apple lançar o Cyclone, a Qualcomm já está planejando o lançamento de seu próprio SoC com núcleos de 64 bits. O MSM8916 começará a ser distribuído para os fabricantes de smartphones na primeira metade de 2014, mas os aparelhos só devem chegar ao mercado no segundo semestre do mesmo ano.
O MSM8916 vai usar núcleos projetados pela ARM: quatro Cortex A53 operando com clock de 1,2 GHz a 1,4 GHz. Trata-se de um quarteto de núcleos modestos, cujas principais características são o preço baixo e a alta eficiência energética. Eles trabalharão com um canal de memória LPDDR2/LPDDR3 de 64 bits.
O novo SoC adotará as instruções ARMv8, que são o resultado de anos de experiência da ARM no mercado de smartphones e tablets. O novo chip apresentará um desempenho significativamente superior, mesmo que a interface de memória mais larga não contribua tanto para o resultado final.
Nada disso importa se não existirem sistemas operacionais que suportem as novas instruções para controlar o chip. Isso não é um grande problema para o Android, que usa o kernel Linux. Como o Windows Phone usa o Windows NT, é provável que o mesmo possa ser dito a seu respeito. Ambos precisariam de algum tempo de adaptação, mas não se trata de nada muito drástico.
Além disso, o MSM8916 utilizará uma GPU Adreno 306 e um modem integrado com suporte para LTE Cat 4. Esse último componente é um dos mais importantes do SoC – graças a ele, telefones mais modestos terão acesso ao que há de mais moderno nas redes de celular.
Com informações de Info



