DevSecOps

21 mar, 2017

PyPy2.7 e PyPy3.5 v5.7 estão disponíveis para download

Publicidade

A equipe do PyPy lançou hoje o PyPy2.7 v5.7 (um interpretador que suporta a sintaxe do Python v2.7) e o PyPy3.5 v5.7 de qualidade beta (um intérprete para a sintaxe v3.5 do Python). Os dois lançamentos são baseados na mesma base de código, mas o PyPy3.5 só suporta Linux de 64 bits por enquanto.

O PyPy é uma alternativa a outros interpretadores como CPython, Jython e IronPython.

O novo PyPy2.7 inclui o upstream stdlib versão 2.7.13, e o PyPy3.5 (o primeiro na série 3.5) inclui o upstream stdlib versão 3.5.3.

Segundo o anúncio oficial, a equipe continua promovendo melhorias incrementais na camada de compatibilidade C-API (cpyext). O PyPy2 agora pode importar e rodar muitos pacotes C-extension – entre os mais notáveis estão Numpy, Cython e Pandas. O desempenho pode ser mais lento do que o CPython, especialmente para funções C curtas frequentemente chamadas.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/pypy-4-0-ja-esta-disponivel/]

Agora a equipe de desenvolvimento usa shadowstack como padrão gcrootfinder, mesmo no Linux. A alternativa, asmgcc, ficará obsoleta em algum momento no futuro. Apesar de ser aproximadamente 3% mais lento, o shadowstack é muito mais fácil de manter e de debugar. Além disso, o desempenho do shadowstack foi melhorado, o deve fechar o gap de velocidade entre outras plataformas e Linux.

Como de costume, as novas versões corrigiram vários problemas e bugs levantados pela crescente comunidade de usuários do PyPy. Portanto, a recomendação é atualizar.

O PyPy v5.7 pode ser baixado em http://pypy.org/download.html.

O PyPy 2.7 suporta:

  • Máquinas x86 na maioria dos sistemas operacionais comuns (Linux 32/64 bits, Mac OS X 64 bits, Windows 32 bits, OpenBSD, FreeBSD).
  • Hardware ARM mais novo (ARMv6 ou ARMv7, com VFPv3) rodando Linux.
  • grandes e pequenas variantes do PPC64 rodando Linux.
  • s390x rodando Linux.

As lista completa de melhorias pode ser conferida aqui.