Tecnologia

12 mar, 2014

Projeto do MIT quer entender propriedades linguísticas dos GIFs

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Um estudo do Massachusetts Institute of Technology (MIT), chamado de GIFGIF, está tentando compreender melhor a “linguagem emocional” transmitida pelos GIFs.

gifigif

“Apesar de um GIF não dizer nada em palavras, você sabe imediatamente o que ele supostamente dizendo”, disse Travis Rich, um dos responsáveis pela ideia, ao site FastCompany. Além de entender o “idioma”, o projeto pretende criar uma ferramenta capaz de identificar as emoções transmitidas por essas imagens animadas – quase como um Google Tradutor.

O GIFGIF funciona desta forma: dois GIFs são mostrados para o usuário, e cabe a ele escolher qual deles representa melhor o sentimento mostrado logo acima. São dez, ao todo, entre “relief” (alívio) e “hapiness” (alegria) a “anger” (raiva) e “shame” (vergonha), que podem ser alternados com um clique no botão com a interrogação logo ao lado.  Se nenhuma imagem for condizente com a sensação, basta apertar “Neither” (nenhum) para ver o próximo comparativo.

De acordo com os pesquisadores, essa estrutura foi inspirada em outro estudo feito no próprio MIT, chamado de Place Pulse. O projeto usava uma mecânica quase igual, mas tinha como intuito descobrir quais locais no Google Maps transmitiam melhor as noções de modernidade, riqueza, segurança, atividade, entre outras.

No GIFGIF, esse conceito foi complementado por um sistema de troféus – ou “achievments” – similar ao usado em diversos games de Xbox, PS4 e PC, por exemplo. Quanto mais o usuário vota, mais conquistas garante. O banco de dados possui mais de cinco mil GIFs.

Como sugere o FastCompany, desenvolvedores poderão implementar funções com GIFs substituindo sentimentos em um e-mail, por exemplo.

Se quiser jogar, acesse o site do projeto por aqui. Para novidades, acompanhe o Twitter do GIFGIF.

Com informações de Info