Desenvolvimento

7 dez, 2015

Projeto HumanUino busca financiamento para aulas de programação para crianças carentes

Publicidade

O Projeto HumanUino, elaborado por Ricardo Ogliari e Yannick Belot, visa a ensinar lógica de programação a crianças e jovens carentes que tenham interesse por tecnologia. As crianças aprendem de forma lúdica a desenvolver com Arduino. Durante o curso, que é realizado em dois dias e possui três disciplinas, são feitas demonstrações práticas de estruturas de controle e repetição através de luzes e robôs.

A iniciativa está em busca de financiamento para a segunda aula, e você pode colaborar por meio de uma campanha de crowdfunding disponível no Kickante. Entre os materiais necessários para a realização das aulas estão kit de Arduino, notebooks usados, recursos para prover transporte e alimentação.

A ideia do projeto surgiu da necessidade que Ogliari sentiu de retribuir de alguma forma os bons rumos que a sua vida tomou nos últimos anos. Após realizar algumas ações sociais isoladas, o desenvolvedor disse que percebeu que, em longo prazo, essas ações não fariam muita diferença na vida dessas crianças. “O HumanUino nasceu justamente da vontade de ajudar jovens e poder modificar o futuro delas, afetando positivamente o modo de pensar dessas pessoas e colocando sonhos em suas mentes através do uso da computação”, explicou.

humanuino

A primeira aula aconteceu na sede do iMasters, nos dias 14 e 15 de novembro, e foram ministradas três aulas: Introdução a Computação, Introdução a Lógica de Programação e Programação na Prática. Toda a turma recebeu auxílio refeição, auxílio transporte e um kit Arduino, composto por:

  • Uma placa Arduino Uno;
  • Um sensor de luz LDR;
  • Três LEDS: um amarelo, um vermelho e um verde;
  • Uma protoboard;
  • Dois resistores, um de 1K e outro de 10K;
  • Um sensor DHT11 para temperatura e umidade;
  • Um cabo serial;
  • Jumpers macho-macho, fêmea-macho e fêmea-fêmea;
  • Uma shield de relê 110V.

Para Ogliari, “a ideia central do HumanUino é instigar a profissionalização dos alunos”. E, para isso, ele e Belot têm o objetivo de selecionar de dois a três alunos em cada turma para serem monitores nas turmas seguintes. “Quando estiverem aptos, passarão a ministrar as aulas no projeto HumanUino para as próximas turmas”, explicou Belot.

A segunda aula do curso acontecerá no último fim de semana antes do Natal, nos dias 19 e 20 de dezembro, no iMasters Lab.

Mais informações podem ser encontradas na página do Facebook do Projeto HumanUino.