Notícias

1 abr, 2024

Primeira escola digital da Paraíba impulsiona inclusão social e transformação educacional

Publicidade

O Projeto Digital School, realizado em parceria pela Gentrop e o Instituto Alpargatas, que deu origem à primeira escola digital da Paraíba, está marcando uma nova era de inclusão e transformação na educação da região nordeste do país. A expectativa é que ajude a mudar a realidade nacional. De acordo com um estudo realizado pela consultoria PwC, mais de 33 milhões de brasileiros sequer têm acesso à internet.

O Projeto da escola Digital implementou o Google Workspace e capacitou professores para utilizarem as ferramentas digitais, além de fornecer chromebooks para alunos. Maria Joselma de Souza, Psicóloga e Gestora da Escola Municipal Manoel Francisco da Mota, beneficiada pelo projeto, celebra a transformação proporcionada pelo projeto, destacando a liberdade que os alunos agora têm para explorar novas formas de aprendizado.

“Ser a primeira escola digital de Campina Grande traz muito orgulho para nós. Essa modernização, essa renovação é algo que não tem volta, nos permitiu seguir em frente. Às vezes nem me sinto mais em uma escola pública, principalmente quando vejo os chromebooks entrando em sala de aula, os alunos utilizando os materiais, os professores planejando as atividades que serão desenvolvidas”, declara Maria Joselma de Souza. “Mas o ponto alto dessa transformação foi para as crianças, que passaram a poder ter a liberdade de poder romper as barreiras do ambiente escolar, do modelo estereotipado de ensinar e aprender. Sem dúvida, é um marco histórico”, comemora.

Além do impacto na educação, o projeto recebeu reconhecimento nacional e internacional. A Gentrop foi premiada pelo seu papel na parceria, destacando a importância de usar a tecnologia para promover o bem-estar das comunidades.

Lançado em 2020, o projeto visava promover a inclusão digital de professores e alunos, especialmente em áreas remotas, onde o acesso à tecnologia é limitado.

“A relação da Gentrop com a Alpargatas começou bem antes do projeto Digital School. Em um primeiro momento, atuamos na parte de transformação digital dos escritórios da Alpargatas e, à medida que essa relação foi se estreitando, começamos a nos relacionar também com o Instituto Alpargatas”, conta Alline Antóquio, Diretora Executiva e Especialista em Google da Gentrop. “Nosso foco era estruturar os processos da Instituição, como o Prêmio de Educação, além da gestão de alunos e professores. E então fomos desafiados a transformar uma escola em Campina Grande”.

Berivaldo Araújo, Diretor do Instituto Alpargatas, destaca a importância da iniciativa, especialmente em escolas públicas vulneráveis, como a Escola Municipal Manoel Francisco da Mota, em Campina Grande, Paraíba. Muitos alunos e professores nunca haviam utilizado um notebook antes do projeto, mostrando a necessidade de democratizar o acesso à tecnologia.

“A iniciativa atua diretamente em escolas públicas que são vulneráveis e de difícil acesso, em zonas rurais com muitas dificuldades, inclusive de equipamentos de informática e do próprio processo de digitalização”, disse Berivaldo.

Acesse o canal da Gentrop no Youtube para conhecer mais sobre essa história de sucesso e seus impactos na transformação digital da educação paraibana.

LEIA TAMBÉM: