DevSecOps

1 jul, 2025

Por que meu computador ou celular fica mais lento com o tempo?

Publicidade

Já reparou que, com o passar dos meses, seu celular ou computador começa a ficar mais lento? Às vezes, tudo o que você faz é abrir uma aba no navegador e o aparelho começa a travar. Mas calma, você não está sozinho nessa! A culpa, em boa parte, não é do seu aparelho, mas sim de alguns fatores que vão se acumulando e deixando o desempenho dele um pouco devagar.

Computador ou celular mais lento

Segundo Marco Giroto, especialista em tecnologia e fundador da escola de programação, robótica, tecnologia e inovação SuperGeeks, os aparelhos, com o tempo, acumulam arquivos e processos que acabam sobrecarregando a memória e o processador e explica:

“Isso acontece porque, com o uso diário, muitos programas e apps ficam rodando em segundo plano sem que a gente perceba. Isso consome recursos preciosos, fazendo com que o aparelho tenha que ‘trabalhar mais’ para fazer tarefas simples”.

Além disso, outro motivo para a lentidão é o famoso “acúmulo de lixo digital”, que são arquivos temporários, cookies, cache de apps e até aqueles arquivos que você nem sabe que estão lá, mas que ocupam um bom espaço. Esses arquivos são criados durante o uso, mas nem sempre são apagados corretamente, fazendo o sistema ficar mais pesado.

“Outro motivo é a atualização dos sistemas e apps. Apesar de parecerem algo bom, elas podem exigir mais poder de processamento do que o seu aparelho tem disponível. Isso é algo que a gente não controla muito, mas, é sempre bom dar uma olhada nas atualizações e, se possível, gerenciar os apps que estão consumindo mais bateria e dados”, complementa Marco.

Exemplo de um celular de modelo antigo, com o funcionamento travado. Imagem: Divulgação

Além de todos esses fatores, outro ponto importante que contribui para a lentidão do seu dispositivo é a obsolescência programada. Isso acontece quando os fabricantes criam produtos com uma vida útil limitada, com o objetivo de incentivar o consumo de novos modelos, como se fossem “viciados”.

Como resultado, mesmo que seu aparelho ainda funcione, ele pode não ser capaz de acompanhar as exigências dos novos aplicativos e atualizações, tornando-se obsoleto mais rapidamente (daí que vem o nome). “Esse é um fator que, muitas vezes, vai além do acúmulo de dados, tornando o aparelho mais lento e com dificuldades para rodar os sistemas mais recentes”, afirma o especialista.

Mas nem tudo está perdido! Giroto sugere algumas dicas simples para manter a performance do seu aparelho em alta: limpar o cache dos apps, fazer uma manutenção regular, desinstalar apps que você não usa e até fazer uma restauração de fábrica de vez em quando pode ajudar a dar uma renovada na máquina.

Além disso, ele também sugere considerar o momento de substituir o dispositivo, já que com o tempo a tecnologia evolui e pode não compensar manter um aparelho que não atende mais às suas necessidades.

No final das contas, a lentidão é uma consequência natural do uso constante e das tecnologias que vão se atualizando. Mas com um pouco de cuidado e manutenção, dá para dar aquele gás na performance do seu dispositivo.