DevSecOps

15 jan, 2016

Polícia holandesa quebra segurança da BlackBerry

Publicidade

A BlackBerry possui um dos sistemas de comunicação mais seguros do mercado mobile graças o sistema de encriptação dos servidores. Mas agora esta fama está ameaçada. O Instituto Forense Holandês conseguiu acessar quase 300 e-mails que estavam armazenados em um smartphone BlackBerry, quebrando o sistema de criptografia que protegia as mensagens. A medida foi tomada por causa de um processo correndo no tribunal.

O smartphone violado estava protegido por um serviço de cifra de mensagens e de comunicações desenvolvido pela companhia canadense Phantom Secure. O serviço fornecia uma camada adicional de segurança aos dispositivos móveis, criptografando as comunicações nos aparelhos tanto no envio quanto no recebimento das mensagens.

Leia mais:

O Instituto não informou como conseguiu quebrar a segurança do dispositivo da BlackBerry e da empresa Phantom Secure. O que se sabe, porém, é que foi necessário ter acesso físico ao dispositivo para depois realizar ataques de força bruta. Esse método requer que se desligue o chip de memória da placa de circuitos para conseguir acessar as informações contidas no dispositivo. É possível ainda que a polícia holandesa tenha realizado um procedimento similar sem a necessidade do desligamento do chip de memória.