Desenvolvimento

3 dez, 2015

PHP 7 é lançado após anos de desenvolvimento

Publicidade

Com um grande foco em velocidade, a versão 7 do PHP foi finalmente lançada. O anúncio do lançamento oficial aconteceu no final da tarde de hoje, 03 de dezembro (horário de Brasília). O lançamento da nova versão demorou um pouco mais que o esperado devido a questões de compatibilidade com os últimos lançamentos do OpenSSL 1.0.2e. A versão 7 está liberada para testes de julho.

Diferentemente de versão anteriores, como PHP 5.3.x e 5.5.x, quando foram introduzidas pequenas mudanças, PHP 7 vem com modificações mínimas na sintaxe, focando mais na melhoria de performance e no upgrade do core interpreter da linguagem.

Testes e benchmarks realizados nos últimos meses mostram que o PHP 7 pode ser até duas vezes mais rápido que os releases da versão 5.x, ficando páreo com o projeto HHVM, do Facebook, um compliador JIT para código PHP. Alguns reviews mostram que o PHP 7 pode chegar a ser até mesmo nove vezes mais rápido que a 5.6.

O download da fonte do PHP 7 está disponível. Os binários para Windows estão em windows.php.net/download/. No ChangeLog você encontra a lista completa de alterações.

changelog_php

De acordo com a equipe de desenvolvimento do PHP, esta não é apenas uma nova versão que está sendo lançada. “O lançamento é o resultado de quase dois anos de uma jornada de desenvolvimento. É uma conquista muito especial para o time de core developers e resultado de um esforço incrível de muitos membros ativos da comunidade. Não estamos lançado apenas uma versão final, é o surgimento de uma nova geração PHP com um potencial enorme”, diz o comunicado na página do PHP.net

Para Manuel Lemos, desenvolvedor PHP, colunista do iMasters e responsável pelo site PHP Classes, a nova versão foi definitivamente um salto gigante para a linguagem. “No entanto, o mundo continua girando e PHP deve seguir as novas tendências. Ainda assim, todos nós devemos comemorar e parabenizar os desenvolvedores que deram o seu tempo e habilidade para fazer PHP muito melhor como PHP 7 é agora”, afirma Lemos.

Brasileiros entre os core developers

Cal Evans, evangelista PHP e um dos palestrantes do iMasters PHP Experience 2015, organizou uma lista com todos os core developers do PHP 7 que fizeram ao menos dois commits no projeto. Entre eles, destacamos os brasileiros: Felipe Pena, Guilherme Blanco, Rodrigo Prado e Willian Gustavo.

Para Anderson Casimiro, co-fundador do Grupo de Desenvolvedores PHP de São Paulo, o crescimento do número de colaboradores no PHP, desde tradutores e testadores a desenvolvedores no código fonte da linguagem mostra que o Desenvolvimento do PHP é algo global e que é possível ajudar de diversas maneiras. “Toda esta colaboração incentiva muito a comunidade local, principalmente quando falamos de um lançamento tão impactante como o PHP7”, conclui.

PHP foi lançado originalmente em 1994. A maior atualização até agora havia acontecido em julho de 2004, com o PHP 5. Desde então, foram seis atualizações menores. A versão 6 não existiu – o projeto foi cancelado em 2010.

O Grupo PHP-SP disponibilizou uma série de vídeos sobre a versão 7 em seu canal no Youtube.

Bugs no PHP 7 podem ser reportados em