Inserção da TI no plano estratégico gerou transparência e ganho de produtividade
Transformar a área de TI em uma ferramenta de negócios tem sido o desafio da Petroquímica Triunfo. Com um parque de 200 máquinas nos escritórios de São Paulo e Porto Alegre, a empresa tem trabalhado para tornar a área de tecnologia mais transparente e alinhada à política de governança da empresa.
O processo começou em 2000, com a implementação do ERP da SAP. Até então, as políticas de uso de TI eram definidas por meio de um termo de responsabilidade assinado pelos funcionários. “Na época, a rede não tinha tantos perigos como hoje”, comenta Jeferson Siqueira Bettini, coordenador de infra-estrutura e suporte da gerência de tecnologia da informação.
No entanto, com o enquadramento da TI no plano estratégico da empresa e o aumento das conexões entre os clientes e o mundo externo, novas medidas precisavam ser tomadas para melhorar o uso dos recursos. O trabalho, feito em conjunto com o departamento RH, propôs a criação de uma cultura de uso de TI, realizada via informativos e palestras. “Não queríamos que ninguém se assustasse ou dissesse que não sabia que não podia acessar determinado conteúdo”, explica. Hoje, o Plano de Segurança da Informação desenvolvido pela Triunfo está disponível em um livreto de 35 páginas e na intranet da empresa.
Como os desafios nunca cessam, no ano passado, uma nova moda se difundiu entre os funcionários. “As pessoas começaram a instalar programas de comunicação instantânea para falar com seus clientes”, conta Bettini. A redução dos custos de telefonia e a melhora na comunicação entre os colaboradores, no entanto, resultou em um aumento no tráfego da rede. Como a ferramenta para filtragem de pacotes não estava atendendo à demanda, a solução foi procurar um novo software. A petroquímica investiu R$ 15 mil na Websense Web Security Suite. De acordo com Bettini, na primeira medição após a instalação da ferramenta, a equipe percebeu que o consumo de banda ficava constantemente no pico. Após a implementação, o uso do link de 2 Mbps caiu para um teto de 75%.
Entre as medidas implementadas estão o bloqueio da transferência de arquivos pelo programa de mensagens instantâneas, por redes P2P e o acesso a sites de relacionamento. “Alguns funcionários agradeceram o ganho de produtividade que as novas medidas trouxeram.” Otimizado o tráfego de rede, os seis funcionários da área de TI da Triunfo têm se dedicado a colocar em prática o gerenciamento dos processos de TI por meio do Solution Manager, da SAP, que está em fase final de implementação. “A ferramenta cria uma espécie de workflow dos processos, o que torna a TI transparente”, diz Bettini. O orçamento da área da Triunfo tem se mantido constante, na casa de R$ 1 milhão por ano, principalmente, devido aos investimentos na plataforma NetWeaver.