Seja um aluno tentando descobrir como funciona o coração humano, ou uma arquitetura sonhando com planos para um novo edifício, ser capaz de estudar um objeto em três dimensões pode ser incrivelmente útil. Mas muitos dos softwares que usamos para modelagem 3D podem ser lentos ou não intuitivos. Diante disso, pesquisadores da North Carolina State University apresentaram uma solução mais simples e, para usá-la, você precisa apenas de uma webcam e um cubo 3D impresso.
Chamado de Captive, o sistema funciona da seguinte forma: em cada canto do cubo 3D está uma esfera colorida. Essas esferas são reconhecidas usando software de visão computacional desenvolvido pela equipe. Isso mapeia onde o cubo está se movendo no espaço usando uma webcam comum e transforma esses movimentos em entradas para o controle de software de modelagem 3D.
Este tipo de sistema de controle não é novo em si, mas geralmente requer hardware caro. O Captive, em comparação, é rápido e barato – tudo o que você precisa fazer é imprimir o cubo em 3D e instalar o software. Ele permite seis graus de liberdade ao manipular um objeto, e seus criadores dizem que é quase duas vezes mais rápido que os sistemas comerciais existentes.
[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/pesquisadores-de-seguranca-anunciam-primeiro-ataque-pratico-de-colisao-sha-1/,https://imasters.com.br/noticia/pesquisadores-brasileiros-e-alemaes-otimizam-tecnicas-de-inteligencia-artificial/]
“Basicamente, não há latência; nenhum lag detectável entre o que o usuário está fazendo e o que eles vêem na tela”, disse Zeyuan Chen, principal autor de um artigo descrevendo o Captive, em um press release. “Existem várias ferramentas no mercado que podem ser usadas para manipular objetos virtuais 3D, mas o Captive permite que os usuários executem essas tarefas muito mais rapidamente”.
Os criadores do Captive dizem que seu sistema poderia ser usado para um grande número de aplicações, desde videogames e educação até ferramentas de design e diagnósticos médicos. No entanto, segundo o The Verge, ainda não há informações sobre quando o software ficará comercialmente disponível.
Assista ao Captive em ação no vídeo abaixo: